Página inicial > Notícias Destaque > Professora Sandra Helena da Silva toma posse como diretora do ICSEZ

Professora Sandra Helena da Silva toma posse como diretora do ICSEZ

Publicado: Domingo, 01 de Novembro de 2020, 10h45 | Última atualização em Domingo, 01 de Novembro de 2020, 10h45 | Acessos: 1446
Na mesma solenidade virtual tomaram posse o professor Carlos Jorge Barros Monteiro, novo coordenador acadêmico e a TAE Daniele Canto Hagra, a coordenadora administrativa da unidade acadêmica da Ufam em Parintins

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no município de Parintins tem nova diretoria a partir desta sexta-feira, 30.
Em solenidade por videoconferência presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, tomaram posse para o quadriênio 2020-2024 a professora Sandra Helena da Silva, a nova diretora; o professor Carlos Jorge Barros Monteiro, como coordenador acadêmico e a TAE Daniele Hagra, a nova coordenadora administrativa, conforme Portaria de Nomeação
Além do reitor e dos integrantes da nova diretoria, a mesa de honra virtual contou ainda com a participação do vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, do ex-diretor do ICSEZ, professor José Luiz Pereira da Fonseca, do ex-coordenador acadêmico da referida unidade acadêmica, professor Tiago Viana da Costa e do ex-coordenador administrativo Geilson dos Santos. Todos os membros da gestão anterior desejaram êxito para a equipe eleita.

Compromisso com a sociedade
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ao cumprimentar  os integrantes da nova diretoria do ICSEZ, os membros da ex-diretoria do Instituto, a comunidade acadêmica, a comunidade externa, as autoridades do município de Parintins e dos demais municípios do Baixo Amazonas que acompanhavam a solenidade virtual, ressaltou que a posse de uma direção de unidade é sempre um momento de celebração na Ufam. “É nessa oportunidade que são renovados os compromissos dos gestores com a comunidade. Já presidi posses com gestor reeleito e posses quando há uma outra equipe eleita, como é o caso hoje aqui. Mas há algo em comum nessas solenidades, que é exatamente o momento em que todos nós, perante a comunidade acadêmica,  reiteramos o compromisso maior que é a defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade para todos os nossos alunos e para a nossa sociedade. Aqui no ICSEZ estamos com a construção do bloco 4, o qual esperamos entregar em 2021 para melhorar aspectos de infraestrutura. Tais demandas sempre existirão, dado o caráter dinâmico de nossa Instituição. Também desejo fazer um registro público do engajamento da administração anterior e da garra, do ânimo da gestão eleita para fazer a Ufam ser sempre respeitada, valorizada e reconhecida. Eu e o vice-reitor, doutor Jacob Cohen, estamos sempre à disposição para a construção coletiva. Gostaríamos muito de estar aí em Parintins para cumprimentá-los mas, pelos protocolos de segurança, isso não foi possível. Sintam-se abraçados e parabéns a todos”, discursou o reitor.

Gestão participativa
Em seu primeiro discurso como diretora empossada, a professora Sandra Helena da Silva, que é docente do Departamento de Serviço Social do ICSEZ há 11 anos, destacou o trabalho com as relações interpessoais como principal desafio do Instituto e que a gestão participativa é o melhor caminho para enfrentá-lo. “Queremos fazer uma gestão participativa, dialogada e pautada no respeito mútuo. Somente por meio de um trabalho coletivo poderemos atuar no enfrentamento dos desafios que a Universidade Pública tem vivenciado em anos recentes. Esperamos contar com toda comunidade acadêmica do ICSEZ na renovação de nosso Instituto”, declarou a nova diretora, que terá sob a sua responsabilidade uma comunidade composta por 90 professores, 45 técnicos e 1948 alunos.

Mulheres no comando
Novo coordenador acadêmico do ICSEZ, o professor Carlos Monteiro, do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo do Instituto, ressaltou que é a primeira vez que o Instituto será dirigido por uma mulher. “É a primeira vez que o ICSEZ será dirigido por uma mulher, aliás, duas, contando com nossa coordenadora administrativa. Sabemos desde sempre que fácil não vai ser, pois são muitos os desafios, em função desse cenário de pandemia, o qual acaba afetando tudo o que planejamos, mas vamos superá-los no dia a dia. Ainda bem que aqui no Instituto percebo um espírito de colaboração muito grande entre professores, alunos e técnicos, que abraçam o Instituto, no sentido de procurar o melhor para a Ufam aqui em Parintins e para as cidades que a Ufam atende aqui no Baixo Amazonas”.

Maior integração com a comunidade
Bibliotecária documentalista do ICSEZ desde 2011, com pós-graduação em gestão de projetos, a nova coordenadora administrativa do Instituto, TAE Daniele Canto Hagra, comenta suas expectativas de gestão. “Minha perspectiva é que o Instituto tenha maior atuação e integração com a comunidade, indo além dos seus muros e cumprindo seu papel social e que esta gestão seja participativa, possibilitando que cada colaborador deixe sua marca na história do nosso Instituto”, discursou.
Confira, na íntegra, a solenidade de posse no link Transmissão da Solenidade de Posse da nova diretoria do ICSEZ .