Página inicial > Notícias Destaque > Vice-reitor da Ufam recebe comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 14h54 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 16h07 | Acessos: 1002

O vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Jacob Moyses Cohen, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil. A cerimônia de entrega ocorreu no Comando do 9º Distrito Naval em Manaus, nesta quarta-feira, dia 28, na Rua Bernardo Ramos, no Centro.

A cerimônia foi presidida pelo comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Paulo César Colmenero Lopes, que promoveu o ato de condecoração do vice-reitor da Ufam. O evento contou com a participação do presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar/Manaus), Sérgio Rodrigues Viana, e demais corpo militar do 9º Distrito. A cerimônia foi presencial, mas rápida, em razão da pandemia do novo coronavírus, e seguiu todo o protocolo exigido pelas autoridades de saúde. A comenda é outorgada pelo presidente da República e dá status a civis de oficiais da Força Armada.

O vice-reitor desenvolve um programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) chamado ‘Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária’ que atua em parceria com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior para oferecer atendimento oftalmológico para a população ribeirinha do interior do estado do Amazonas. A ação existe há 20 anos no Amazonas, a Ufam foi inserida nos últimos três anos como projeto de extensão, e já atendeu cerca de 30 mil pessoas promovendo cirurgias oftalmológicas, assistência especializada, entre outras ações. A Marinha se integrou ao projeto há cerca de sete anos com sua estrutura logística e de pessoal.

A condecoração é a segunda mais importante da Marinha e representa o reconhecimento do projeto que promove uma ação humanitária em populações carentes. O vice-reitor afirmou a satisfação do reconhecimento do projeto pela Marinha. “Fico feliz pelo reconhecimento do projeto por parte da Marinha, que também participa da ação. Nos últimos três anos a Universidade Federal do Amazonas se integrou para promovermos esse trabalho humanitário. São pessoas carentes que se beneficiam da ação desenvolvida por esses parceiros que promovem uma melhora da qualidade de vida da população. Quero repassar a todos os meus colegas esse reconhecimento. Temos a participação da Universidade Federal de São Paulo, da Ufam, da Marinha e de empresas que fornecem os insumos para o atendimento. São instituições com grande prestígio junto à população que dão credibilidade às ações do projeto”, disse o vice-reitor.

Ordem do Mérito Naval
Criada em 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se a premiar os militares da Marinha que se distinguiram no exercício da profissão e personalidades civis e militares que prestaram serviços relevantes à Marinha do Brasil.