Página inicial > Notícias Destaque > Projeto CEL abre vagas para cursos de idiomas, proficiências e redação. Inscrições até dia 28 de fevereiro

Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 16h10 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 15h53 | Acessos: 20950

O Centro de Estudos de Línguas da Universidade Federal do Amazonas (CEL/Ufam) está com as inscrições abertas para os cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Japonês, Libras, Português para estrangeiros, Português para concursos e redação. As inscrições podem ser realizadas presencialmente até 28 de fevereiro, das 9 às 14h, na secretaria do CEL - situada no Centro de Convivência do Setor Norte do Campus Universitário.

Leia o Edital nº 001/2020 – CEL/Flet/Ufam.

Para realizar a inscrição, que é presencial e deve ser efetivada pelo candidato ou por seu responsável, é necessário que o interessado apresente o RG e o CPF e, sendo menor de 18 anos, também deve apresentar o RG e o CPF do responsável. Serão distribuídas senhas para ordenar o recebimento da Guia de Recolhimento da União (GRU) e o preenchimento da pré-inscrição. O pagamento da taxa deverá ser realizado nesse mesmo dia, exclusivamente no Banco do Brasil, e comprovado na secretaria do Projeto CEL até às 17h.

Além disso, as cópias digitalizadas do comprovante do valor do recolhimento gerado pelo Banco do Brasil, do RG e do CPF devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., para fins de registro no acervo de dados do Projeto, até três dias após a efetivação.

Para o semestre letivo 2020/1, a carga horária será de 60 horas para os cursos extensivos e de 120 horas para os intensivos, distribuídas em atividades em sala de aula e extraclasse. Os cursos intensivo e extensivo que funcionam aos sábado terão início no dia 14 de março, enquanto os cursos intensivos terão início que funcionam na quinta-feira terão início no dia 16 de março de 2020.

A seguir, estão indicados os dias de inscrição conforme o curso pretendido:

- De 3 a 7 de fevereiro: Inglês Extensivo e Proficiência em Língua Inglesa;

- De 10 a 12 de fevereiro: Inglês Intensivo e Espanhol Intensivo;

- De 13 a 17 de fevereiro: Espanhol Extensivo e Proficiência em Língua Espanhola, Francês Extensivo e Proficiência em Língua Francesa e Língua Brasileira de Sinais;

- De 18 a 21 de fevereiro: Japonês Extensivo, Português para Concursos, Português para Estrangeiros e Redação;

- Dias 27 e 28 de fevereiro: oferta de vagas remanescentes.

Nivelamento

Caso o interessado deseje fazer a prova de nivelamento para os cursos de idiomas, é necessário preencher o formulário específico disponível neste link entre 9h do dia 10 de fevereiro de 2020 e 17h do dia 17 de fevereiro de 2020. As datas e os horários das avaliações serão divulgados posteriormente e por e-mail. Para garantir a inscrição, é necessário ter um aproveitamento superior a 70% nas duas etapas da prova (escrita e oral).

Após as provas, os selecionados receberão a GRU correspondente ao cadastro por e-mail, devendo realizar o pagamento em até dois dias. As vagas são limitadas e obedecem à ordem do registro on-line, sendo recebidas até 100 solicitações para o curso de inglês e 20 solicitações para os demais idiomas ofertados pelo Projeto. A seguir, o quadro de distribuição de vagas para o nivelamento:

Turno

Nº vagas

Noturno

Noturno

Francês

Francês

Japonês

Japonês

Reinscrição

Assim como as inscrições de novos alunos, as reinscrições serão realizadas de forma presencial com distribuição de senhas para recebimento da GRU e posterior preenchimento da pré-inscrição na Secretaria do CEL (Centro de Convivência do Setor Norte do Campus Sede).

A diferença é que, neste caso, para todos os cursos de idiomas já ofertados pelo Projeto – Língua Brasileira de Sinais, Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Japonesa, Português Língua Estrangeira (PLE) – será possível se reinscrever ao longo de todo o período, ou seja, entre os dias 3 e 28 de fevereiro, das 9 às 14h.

Para a pré-reinscrição será exigida a apresentação de RG e CPF do aluno (no caso de menores de 18 anos, também é necessário o RG e o CPF do responsável), além do pagamento da GRU, que deve ser no mesmo dia e exclusivamente no Banco do Brasil. O comprovante deve ser apresentado à Secretaria do CEL até às 17h da data da reinscrição.

Benjamin Constant

As inscrições para o curso de Língua Espanhola, a ser ministrado no Instituto de Natureza e Cultura (INC), serão realizadas e efetivadas pelo candidato ou seu representante (para menores de 18 anos) de forma presencial no Instituto de Natureza e Cultura (INC), localizado no próprio Campus da Ufam em Benjamin Constant, entre os dias 3 e 20 de fevereiro de 2020, das 9 às 14h.