Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Professora Débora Ohana é reconduzida à diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)
Início do conteúdo da página

Professora Débora Ohana é reconduzida à diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)

Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2020, 09h23 | Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2020, 15h56 | Acessos: 2166

Solenidade de posse será realizada no dia 17 de janeiro, às 16h, no Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

 

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

 

No próximo dia 17 de janeiro, às 16h, será realizada a posse da diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). A atual diretora, professora Débora Teixeira Ohana, foi reeleita para o próximo quadriênio, que vai de 16/01/2020 a 16/01/2024. A diretora aproveitou para agradecer o apoio de toda a comunidade acadêmica, que permitiu uma gestão participativa e integrada e ressaltou as principais conquistas ao longo dos últimos quatro anos.

“É com grande satisfação que assumimos a direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas para o quadriênio 2020-2024. Somos uma grande família que trabalha para o crescimento do nosso curso. Muitas foram as conquistas e os desafios nesses quatro anos que se encerram no dia 16 de janeiro de 2020. Ampliamos o quadro de docentes e técnico-administrativos em educação; apoiamos a qualificação dos servidores; apoiamos o Centro Acadêmico de Farmácia – CAFARMA; o Programa de Educação Tutorial (Pet Farmácia) e demais alunos; realizamos o XL Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia – ENEF 2017; a Semana Acadêmica de Farmácia alusiva aos 50 anos do Curso e aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF). Também foram criados o Laboratório de Informática, a página da FCF, a primeira Empresa Júnior do curso – Pharmazon Jr., a Associação Atlética Narcótica e a Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia – LACAFF; iniciamos o Projeto Farmácias-vivas e o Telessaúde , além de introduzirmos metodologias ativas em nossas aulas, segundo as novas diretrizes curriculares do Curso de Farmácia, o qual terá a sua matriz modificada no ano de 2020. Contamos hoje com câmera de segurança no prédio da FCF e ronda de vigilantes. Somos nota 4 no Enade e no Guia do Estudante 2017 - Melhores Universidades”, elencou a gestora.

Expectativas

Ela também destacou os projetos a serem desenvolvidos durante o próximo quadriênio. “Para o futuro, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas está preparada para voos ainda mais altos como a implantação da Farmácia Universitária, através de emenda parlamentar e o crescimento do nosso curso através de ações conjuntas de docentes, Taes e discentes. Juntos somos sempre mais. A meta é  FCF Unida, vitória garantida!”, declarou a diretora reeleita.

Ao lado dela, o professor Antônio Batista da Silva continuará como o coordenador acadêmico da FCF e a TAE Giane Alves da Silva como a coordenadora administrativa da referida Unidade Acadêmica.

Confira o perfil dos membros da diretoria da FCF

Professora Débora Ohana

É professora titular da Ufam. Farmacêutica formada em 1991 pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói-RJ. Possui especialização na área de Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam, mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e pós-doutorado em 2013 pela Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos / Fiocruz, Rio de Janeiro-RJ. De 1991 a 2013, atuou como professora do quadro permanente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas. Entre os anos de 2013 e 2015 foi professora do quadro permanente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói-RJ, por redistribuição, retornando em 2015 à Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UFAM. Participou de diversas Comissões, Projetos de Pesquisa e Extensão. Foi Coordenadora, Vice-Coordenadora e, atualmente, é professora Titular e Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UFAM. No ano de 2018 recebeu a Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica; da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e o Certificado de Honra ao Méritoalusivo ao Dia Internacional do Farmacêutico pela Câmara Municipal de Manaus, 17ª Legislatura. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacobotânica/ Farmacognosia/Produtos Naturais.

Professor Antonio Batista da Silva

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica com habilitação em Bioquímica de Alimentos - Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1992), Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1996), mestrado em Patologia Tropical - Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2005) e Doutorado em Biotecnologia Industrial - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia PPGBIOTEC da Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO - Universidade Estadual do Ceará - UECE e Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2012). Atualmente é professor ativo do quadro permanente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ciências Farmacêuticas com ênfase em farmacotecnia/tecnologia farmacêutica, produtos naturais (atividade antimicrobiana e antifúngica), bioativos (enzimas/antibióticos), acompanhamento de alunos em estágio curricular obrigatório em farmácia hospitalar (Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV/AM) e atuando também na área de ciências e tecnologia de alimentos (composição física e química dos alimentos, aminoácidos, antioxidantes e minerais), além do controle de qualidade de água e alimentos. Contemplado com o Prêmio da Amazônia, Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente/2012 na Categoria Econômica/Tecnológica e em 2014 na Categoria Social.

TAE Giane Alves da Silva

Possui graduação em Tecnologia Civil pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1996), Administração Hospitalar pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e Gestão Pública pelo Centro de Ensino a Distânica/UFAM. Atuou como gestora de Unidade de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (2001-2003). Técnica Administrativa em Educação do quadro permanente da Universidade Federal do Amazonas desde 1994, atuou no Serviço de Recursos Humanos do Hospital

Universitário Getúlio Vargas no cargo de chefe de serviço no período de 1996-2001, no Departamento de Pessoal da UFAM, desenvolveu atividades na Secretaria Geral da Faculdade de Ciências Farmacêuticas no período de 2004 a 2015 e atua como Coordenadora Administrativa da FCF desde 2016.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página