Página inicial > Notícias Destaque > Iniciação à Docência - Capes/Pibid seleciona IES para implementar Projetos Institucionais até dia 2 de março

Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 16h21 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 10h28 | Acessos: 7884

Serão disponibilizadas até 30.096 mil cotas de bolsas nas seguintes modalidades: iniciação à docência, no valor de R$ 400; coordenação institucional, com pagamento de R$ 1.500 ; coordenação de área, no valor de R$ 1.400; e supervisão, cujo valor mensal é R$ 765

O edital 2/2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento de projetos institucionais de iniciação à docência nos cursos de licenciatura no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os projetos devem ser preenchidos até o dia 2 de março, às 18h - horário de Brasília, no Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).

De acordo com o edital, os recursos orçados pela Capes serão consignados para o exercício de 2020 na Concessão de Bolsas de Apoio à Educação Básica, conforme o limite orçamentário fixado para o programa. No exercício subsequente, os recursos correrão à conta do respectivo orçamento e a sua continuidade estará condicionada à existência de dotação orçamentária para o programa, nos termos da legislação aplicável.

O Projeto Institucional de Iniciação à Docência será realizado em regime de colaboração entre Capes, IES e Secretarias de Educação dos municípios, estados ou do Distrito Federal. Ele será formalizado por meio do seguinte: Acordo de Cooperação Técnica entre a IES e a Capes, após o resultado final da seleção; Termo de Adesão entre a Secretaria de Educação, ou órgão equivalente dos municípios, estados e Distrito Federal e a Capes, por meio da Plataforma Capes de Educação Básica; Habilitação das escolas de educação básica pelas secretarias de educação, ou equivalente, conforme a relação de municípios informada pelas IES em seus respectivos projetos institucionais.

Bolsas

Serão disponibilizadas até 30.096 mil cotas de bolsa conforme o Projeto Institucional  selecionado com a concessão de bolsas nas seguintes modalidades: iniciação à docência, no valor de R$ 400; coordenador institucional, de R$ 1.500; coordenador de área,  de R$ 1.400; e professor supervisor, de R$ 765. Por outro lado, o núcleo poderá incorporar participantes voluntários nas funções de coordenador de área, supervisor e discentes. A duração máxima das cotas de bolsas concedidas no Pibid é de 18 meses e sua concessão coincidirá com o período de vigência do instrumento firmado entre a IES e a Capes, não sendo admitido pagamento de bolsa após o encerramento dessa vigência.

Responsabilidade Social

A Ufam tem uma significativa participação nesse processo. Para o coordenador do Pibid/Ufam, professor Victor Lamarão, a Universidade tem papel fundamental neste processo, devido principalmente à responsabilidade social que possui junto à sociedade amazonense. O Pibid, em resumo, proporciona uma formação mais segura, ampla e justa aos futuros professores licenciados que a Ufam disponibilizará para o mercado. "Quem ganha com isso são os diversos atores: a escola onde o Programa é desenvolvido, as crianças que ali estudam, os alunos universitários que ali ensinam e aprendem, enfim, a sociedade de forma geral. Portanto, a Ufam, que já tem desempenhado importante papel em edições passadas do Pibid, novamente terá essa possibilidade de mostrar para todos a sua importância”, argumenta o coordenador.

“As implicações são diversas: teremos alunos universitários (futuros professores de licenciatura) mais preparados para o mercado, não apenas do ponto de vista profissional/técnico, mas principalmente do ponto de vista social e humano, haja vista que eles entram em contato com a realidade da educação municipal e estadual do Brasil. Este futuro professor também ganhará mais gana de aprendizado e de dedicação à sua profissão e à sua clientela”, completa o docente e coordenador institucional do Programa.

Sobre o Pibid

É um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa a proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o Programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Dentre os objetivos, estão: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério;  elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.