Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Professora da Ufam integra elaboração de manual de assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de covid-19
Início do conteúdo da página

Professora da Ufam integra elaboração de manual de assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de covid-19

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 16h42 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 10h26 | Acessos: 2373

 

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom 

Na sua segunda edição, o “Manual de recomendações para assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de covid-19” contou com a participação da professora e chefe do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam), Sigrid Maria Loureiro de Queiroz Cardoso. Ela integrou um grupo de 16 professores das principais universidades do país para a elaboração do manual. Acesse AQUI o manual.

De acordo com a professora Sigrid Cardoso, o manual foi idealizado pelo professor Antonio Rodrigues Braga Neto, coordenador geral do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde (DAPE/MS) e capitaneado pela professora Roseani Mattar, da Escola Paulista de Medicina (EPM).

Para a docente, foi uma satisfação ter elaborado  o manual em que reuniu inúmeros professores extremamente capacitados do Brasil  e de universidades importantes. De acordo com ela, o cenário de covid-19 é extremamente preocupante. "Na gravidez mais ainda em que muitas grávidas e puérperas acabam piorando ainda mais com chances enormes de complicações, e, tudo isso é muito preocupante", explicou a professora que relata que "a partir daí, procuramos elaborar o manual dentro de uma realidade nacional sem uma localizada específica, mas que apresentasse a realidade do país como um todo com suas diferenças e características".

O objetivo desta segunda edição, conforme a professora, é fazer como que a grávida e puérpera tenham assistência durante o período da pandemia, por isso foi abordado de maneira simples, prática e objetiva, apresentando as principais vias de transmissão, diagnóstico precoce adequado, manejo da grávida e puérpera e suas diversas fases da infecção. “Defini também diretrizes que evitem a mortalidade materna, os agravos no concepto, inclusive sobre a vacinação tanto para grávida quanto na puérpera”, disse.

Cardoso considera que a segunda edição é uma atualização, em razão da covid-19 ter sua dinâmica por conta da própria mutação do vírus. A elaboração da segunda edição do manual foram atualizados alguns dados condutas e direcionamentos frente às mudanças que houveram com relação à covid-19, completou.

A docente disse que a segunda edição teve início na concepção, em agosto de 2020, em que apresenta uma linguagem simplificada como ferramenta a todos os profissionais de saúde que estão à frente da pandemia, especialmente as pacientes grávidas e puérperas. O profissional  interessado pode adquirir na integra o manual junto a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Acesse o link:  bvsms.saude.gov.br

Ela disse ainda que no grupo de trabalho que integrava foram realizados varias sessões de estudo de casos clínicos de diferentes regiões, inclusive no estado do Amazonas. Eram duas reuniões por dia, manhã e tarde, ficando dois professores especialistas para apresentar o estado clinico que, em seguida se discutia a maneira de como poderia enfrentar determinada situação, finalizou.  

Sobre o Manual

O Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera visa orientar o acesso e a horizontalidade da assistência durante a pandemia covid-19, abordando as vias de transmissão, o diagnóstico precoce e o adequado manejo das gestantes e puérperas nas diversas fases da infecção, definindo diretrizes que evitem a morbimortalidade materna e os agravos ao concepto. Também discute as vacinas contra a covid-19 para gestantes e puérperas. 

No momento atual, o mundo entende que as gestantes e puérperas constituem grupo de risco frente à covid-19 (KNIGHT et al., 2020). No Brasil, o Ministério da Saúde orienta que gestantes e puérperas até o 14º dia de pós-parto devem ser consideradas grupo de risco para covid-19. Assim, tornou-se fundamental que o Ministério da Saúde estabelecesse um manual para o manejo assistencial da covid-19 acessível às diversas regiões do País, considerando suas dimensões continentais e heterogeneidade, e às populações indígenas e outros povos e comunidades, por vezes mais vulneráveis aos efeitos dessa infecção.

Como a doença foi conhecida recentemente e vários aspectos de sua fisiopatologia e assistência vêm sendo gradativamente modificados, este manual de condutas está sendo atualizado com base nas melhores evidências científicas disponíveis até o momento. O grupo de trabalho especialmente constituído pelo Ministério da Saúde do Brasil para a confecção deste manual é composto por médicos, professores e pesquisadores devotados ao estudo, pesquisa e tratamento de gestantes e puérperas acometidas pelo SARS-CoV-2.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página