Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Oficina avalia indicadores de riscos da Covid-19 em videoconferência nesta quinta-feira, 13
Início do conteúdo da página

Oficina avalia indicadores de riscos da Covid-19 em videoconferência nesta quinta-feira, 13

Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 17h28 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 11h13 | Acessos: 629

Sebastião de Oliveira 

Equipe Ascom 

O Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico do Coronavírus na Ufam, por meio do Grupo Operacional do Plano de Biossegurança (GTO) promove nesta quinta-feira, 13, às 8h30 e às 14h,  a I Oficina sobre indicadores para avaliação de risco da Covid-19 na Ufam. O evento será transmitido por videoconferência pela plataforma Google Meet aos membros do Comitê e pelo Youtube para toda a comunidade.

Acesse o link: https://youtu.be/MSps1GZidQo

De acordo com o integrante do Comitê de Enfrentamento e do GTO, o diretor da Faculdade de Odontologia, professor José Eduardo Gomes Domingues, a Oficina é uma discussão em torno dos indicadores implementados no Plano de Biossegurança, em julho de 2020, que serão avaliados numa perspectiva de permanência, substituição ou acréscimo de outros indicadores. Para o diretor, a discussão provocará algumas dimensões das avaliações de risco que não foram inseridas no Plano de Biossegurança, e que naquele momento não tinham sido utilizados, como por exemplo, a questão da vacinação.  

O diretor da FAO acredita que todos os indicadores de avaliação de risco para a questão do retorno presencial são importantes, quando é analisado as taxas de mortalidade e incidência tanto nas  populações do interior que Universidade mantém sede como nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Parintins e Itacoatiara, quanto dos distritos sanitários indígenas localizados nessas cidades. Além disso, disse o professor, é avaliado também informações sobre a capacidade de respostas do sistema de saúde, como condições de ocupação dos leitos, abertura de leitos clínicos e de retaguarda, EPI’s e capacidade de testagem dos profissionais.

“Então,  todos as informações e indicadores que avaliam a evolução da epidemia tem a capacidade de resposta do sistema, pois são consideradas importantes. Nós temos um indicador que medi a questão da movimentação social que deixou de ser fornecido que, por sua vez, será discutido pelo professor Henrique dos Santos Pereira da Faculdade de Ciências Agrarias (FCA).

José Eduardo acredita que a Oficina fará uma revisão dos critérios, melhorando-os para que sejam atualizados diante dos novos desafios colocados pela pandemia. O docente informa que a Oficina é destinada somente para os membros do Comitê de Enfrentamento e dos Grupos Técnicos Operacionais, no entanto, a comunidade pode assistir a transmissão pelo Youtube em que terá acompanhamento e mediação dos questionamentos. O docente disse ainda que diretores e gestores interessados em participar da sala podem encaminha solicitação à presidência do Comitê de Enfrentamento, o qual acredita que não haverá restrições.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página