Página inicial > Notícias Coronavírus > Comitê divulga orientação aos estudantes já vacinados contra a covid-19

Comitê divulga orientação aos estudantes já vacinados contra a covid-19

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 15h33 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 11h17 | Acessos: 414
Alertar os estudantes acerca dos cuidados a serem tomados até a completa imunização contra a covid-19 é o objetivo do documento divulgado na terça-feira, 20, pelo Comitê de combate à pandemia de covid-19 da Ufam. A Nota Técnica apresenta os prazos que devem ser observados por todos que foram vacinados antes de voltar às atividades normais.

Com a vacinação disponível para os estudantes finalistas da área da saúde, é preciso compreender o processo para que uma pessoa esteja imunizada contra a doença. De acordo com o material divulgado pelo Comitê, a vacinação é apenas a primeira etapa da imunização, que deve ser seguida pela resposta do organismo ao antígeno, respeitando os prazos indicados por cada vacina.

"É importante enfatizar que, mesmo vacinas de alto poder imunogênico o desenvolvimento de anticorpos protetores não é imediato, há necessidade de um tempo para que o organismo receptor (ser humano) reconheça esse produto inoculado como substância estranha (sensibilização) e a partir daí comece a produzir suas defesas", registra a Nota Técnica.

De acordo com o documento, no caso da vacina Coronavac, estudos apontam uma melhor resposta do organismo após quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose. Também verificou-se que a partir do 14º dia da segunda dose há maior segurança de proteção. Já a vacina Oxford-Astrazeneca precisa de 12 semanas de intervalo entre as aplicações das doses e mais duas ou três semanas após a segunda dose para garantir a imunização adequada. "Existe uma pressão muito grande dos alunos do internato [Medicina] no sentido de retorno imediato após a primeira dose da vacina", revela o presidente do Comitê de combate à covid-19 da Ufam e infectologista, professor Bernardino Albuquerque.

A Prefeitura de Manaus realizou no dia 14 de abril a vacinação de estudantes finalistas de cursos da área de saúde para que possam atuar no combate à pandemia. Desta forma,  acadêmicos da capital do curso de Medicina (Residentes - R1), Internato (9º ao 12º período), residentes multiprofissionais em nível 1, e demais formandos dos cursos de saúde da Ufam fazem parte do grupo prioritário na vacinação contra covid-19 por serem considerados trabalhadores da saúde.

Além da vacinação, é preciso seguir com as medidas preventivas contra a covid-19, como usar máscaras e higienizar as mãos, isto para evitar o contato com o vírus. "A proteção não é só do aluno, mas também o que este pode representar enquanto disseminador da doença para terceiros. Uma pessoa vacinada pode ser uma fonte de infecção mesmo sem sintoma. Um determinado percentual de vacinados pode também ter a doença, neste caso não desenvolve doença grave", ressalta o professor Bernardino Albuquerque.