Página inicial > Notícias Coronavírus > COVAC - Trabalhadores da Educação da Ufam, de 18 a 49 anos e com comorbidades, podem participar de estudo que antecipa a vacinação contra covid 19

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 15h45 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 11h33 | Acessos: 5545

Os servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), residentes em Manaus, na faixa etária de 18 a 49 anos, com comorbidades, estão sendo convidados a participar do estudo COVAC MANAUS (antecipação da vacina contra COVID-19). O estudo consiste em identificar se a aplicação da vacina em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção das formas graves da doença. Os trabalhadores com comorbidades comprovada serão vacinados com duas doses da vacina CoronaVac (doadas pelo Instituto Butantan) e acompanhados pela equipe de pesquisa por meio de exames sorológicos.

Se você é servidor e faz parte dessa faixa etária, mas não possui comorbidades, você não receberá a vacina pelo estudo, mas poderá participar da pesquisa fazendo parte do grupo controle, e ajudar os pesquisadores a entenderem mais sobre a eficácia da imunização. A sua participação não impede que você seja vacinado pelo plano de imunização do município. Todos os participantes (grupo com comorbidade e sem comorbidade) serão acompanhados por um período de 12 meses, com avaliação clínica e exames sorológicos.

Local da vacinação para os servidores com comorbidades

A vacinação ocorre na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), das 9h às 16h, em frente ao Amazonas Shopping. Os participantes serão chamados para vacinação conforme o cronograma divulgado no site ipccb.org. Para agilizar o atendimento, leve preenchido o formulário de consentimento on-line, disponível em ipccb.org. No dia da vacinação leve documento original com foto, contracheque de 2021 e laudo médico para pessoas que declaram comorbidades.

Comorbidades consideradas de risco no estudo CovacManaus

As comorbidades descritas abaixo estão de acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. É necessário a apresentação de laudo médico para confirmação de comorbidades na Escola Normal Superior.

• DIABETES

Laudo ou medição no local do estudo acima de 200mg/dL.

• DOENÇA RENAL CRÔNICA COM LAUDO

Taxa de filtração glomerular abaixo de 60mL/min/m2 e/ou síndrome nefrótica.

• IMUNOSSUPRIMIDOS COM LAUDO

Transplantados, pessoas vivendo com HIV com CD4 abaixo de 350, uso de corticoide ou outro imunossupressor cronicamente, pacientes que usaram quimio ou radioterapia nos últimos 6 meses, neoplasias em geral.

• PNEUMOPATIA CRÔNICA GRAVE COM LAUDO

Com laudo de DPOC, fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconiose, displasia broncopulmonar e asma grave, ou seja, internação prévia ou uso de corticoide.

• DOENÇAS CARDIOVASCULARES COM LAUDO

Insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia, doenças da aorta e dos grandes vasos e fístulas arterio-venosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

• DOENÇA CÉREBRO-VASCULAR COM LAUDO

Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório ou demência vascular.

• ANEMIA FALCIFORME COM LAUDO

Anemia falciforme com laudo.

• OBESIDADE (IMC MAIOR QUE 30)

Medição no local do estudo de IMC maior que 30.

• SÍNDROME DE DOWN COM LAUDO

Síndrome de Down com laudo.

• CIRROSE HEPÁTICA COM LAUDO

Cirrose hepática com laudo.

• HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Laudo médico ou apresentar medição no local do estudo acima de 180mmHg sistólica e/ou 110mmHg diastólica.

Os laudos serão digitalizados e armazenados pela equipe do projeto. A responsabilidade pela declaração do laudo é inteiramente do médico que assinar o laudo.

Mais informações no site ipccb.org