Página inicial > Notícias Coronavírus > Cartilha orienta o manuseio de alimentos durante a pandemia do covid-19

Cartilha orienta o manuseio de alimentos durante a pandemia do covid-19

Publicado: Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 09h48 | Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 19h40 | Acessos: 3840

"Segurança de alimentos: enfrentar a insegurança dos alimentos durante a covid-19” é o título da cartilha cujo objetivo é transmitir medidas de controle e prevenção, não somente para instruir, mas também rever hábitos e estimular a criação de outros diante da realidade da pandemia do coronavírus. A cartilha foi desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Amazonas (Nepeali/Ufam). Acesse AQUI.

A professora e coordenadora responsável pela cartilha eletrônica, Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa, disse que seu desenvolvimento se deu a partir da conscientização de comerciantes e manipuladores para preparar, armazenar e vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura. "Diante das orientações do Ministério da Saúde (MS) e demais órgãos públicos do Governo, e conforme o cenário atual, as atitudes básicas no dia a dia podem fazer a diferença", comentou a coordenadora.

Para Sarah Costa, a precaução é primordial nesse processo, pois auxilia o consumidor a ter um conhecimento mais amplo sobre o manuseio dos alimentos, principalmente durante a pandemia. Seu público-alvo abrange não somente comerciantes e manipuladores de alimentos, mas toda a sociedade, entendendo que o manuseio dos alimentos durante o preparo, armazenamento e a venda deve ocorrer de forma adequada, higiênica e segura.

A docente argumenta que as cartilhas orientam de modo abrangente, isso é necessário para que a população, de modo geral, tenha uma base sobre como agir com relação a higienização dos alimentos, mãos e utensílios. Deste modo, além do vírus da covid-19, existe a prevenção também para outros microrganismos patogênicos que possam fazer mal à saúde. A professora lembra que a cartilha "Seguranca de Alimentos: enfrentar a insegurança dos alimentos durante a Covid-19" surgiu no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), e a cartilha "Segurança de Alimentos na Prevenção Contra o Covid-19: como higienizar legumes, frutas, verduras e embalagens" no Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), ambos vinculados a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.