Página inicial > Notícias Coronavírus > Projeto Lembre de Mim homenageia as vítimas de covid-19 no Amazonas

Projeto Lembre de Mim homenageia as vítimas de covid-19 no Amazonas

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 10h08 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h17 | Acessos: 2121

O projeto de extensão chamado “Lembre de mim”: Memorial virtual às vítimas por covid-19 no Amazonas convida os familiares dos amazonenses a participar conosco de homenagem a seus entes queridos (in memorian).

Aprovado pela Pro-reitoria de Extensão (Proext), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui objetivo principal homenagear virtualmente os entes queridos da população amazonense, do qual foram vitimas da covid-19, ou suspeita e até mesmo os que descansaram por outros motivos. O projeto está sob a coordenação de Priscilla Mendes Cordeiro e vice coordenação de Maria Francisca de Souza Rodrigues, ambas professoras da Escola de Enfermagem de Manaus, e conta com a colaboração da psicóloga Ananda Maria Pinto Gomes, servidora do Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari), bem como TAE, os discentes, os docentes da graduação e pós graduação, e colaboradores externos na execução do projeto.

"A pandemia da covid-19 modificou nossos costumes e interferiu na nossa cultura do luto, independentemente do motivo que levou a pessoa a óbito. Devido o risco de infecção pelo novo coronavírus, etapas que seriam fundamentais no processo de luto foram interrompidas. Os fatores que dificultam a elaboração de luto inicia desde o momento que a pessoa doente não possui o acompanhamento na internação, não pode receber visitas, os velórios suspensos ou com restrições, assim como sepultamentos com duração curta e com poucos familiares, onde estes tiveram que manter à devida distância entre tantos outros fatores tornando o ato de despedida mais difícil", comenta a coordenadora do projeto.

Diante do cenário, se faz necessário o reconhecimento das vítimas fora de números estatísticos, de forma humanizada, reconhecendo seu papel e contribuições para a sociedade, eternizando lembranças de aspectos positivos da relação e do amor envolvido. Por isso o projeto “Lembre de mim” convida a comunidade amazonense a participar de uma homenagem em memorial virtual, através de um site e redes sociais feitos para esta finalidade, no qual será realizada neste próximo dia dos Finados, 2 de novembro.

Aos familiares que tenham interesse em participar podem acessar os links:

Facebook: https://www.facebook.com/pace.lembredemim.1

Instagram: https://instagram.com/pace_lembredemim?igshid=1cpupwkjt2c4s

Clique aqui para acessar o formulário para participar.