Página inicial > Notícias Coronavírus > Ufam lança Memorial virtual em homenagem a membros da comunidade universitária vítimas da Covid-19

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 10h40 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h23 | Acessos: 3051

Conteúdo do espaço on-line será elaborado coletivamente por docentes, técnico-administrativos e alunos

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Iniciativa da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ascom/Ufam), o Memorial é inspirado no Memorial Inumeráveis, voltado a registrar biografias de pacientes e vítimas da Covid-19.

Covid-19 no Amazonas

Segundo o Boletim Covid-19 elaborado pelo Governo do Estado do Amazonas, até este último domingo, 12, foram confirmados 83.526 casos e 3.039 mortes pela doença, no Amazonas.

Trabalho coletivo

O Memorial da Ufam será construído coletivamente pela comunidade universitária, em espaço on-line disponível no portal da Ufam.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, destaca a relevância da iniciativa que homenageará servidores da Universidade vítimas da Covid-19. “Encaminharei ao CONSUNI uma homenagem póstuma a todos os membros da Comunidade Ufam, professores e técnico-administrativos, ativos ou aposentados, além dos nossos alunos que faleceram quando da pandemia”, declarou o gestor.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Maria Vanusa Firmo, afirma que o memorial é uma maneira de não permitir o esquecimento dos colegas vítimas da Covid-19. “Foram vários membros da comunidade da Ufam, entre docentes e técnicos, ativos ou aposentados, que perderam a batalha para a Covid-19 e aos quais não pudemos dar o último adeus. Eram parte de nosso cotidiano e ter algo que possa homenageá-los nos reconfortará na saudade”, afirmou a gestora.

Como colaborar

As trajetórias de vida das vítimas da pandemia de Covid-19 podem ser encaminhadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Podem integrar o Memorial as histórias de vítimas que faleceram por complicações oriundas da infecção de Covid-19, pela própria Covid-19 e aqueles que tiveram síndrome respiratória aguda grave.

A assessora de Comunicação da Ufam, jornalista Ana Carla dos Santos Souza, detalha como funcionará o trabalho colaborativo de coleta das histórias de vida. “Fomos inspirados por uma iniciativa nacional e estamos coletando informações junto à Progesp e outra ação paralela da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) para construir essas memórias. Esse foi o meio que encontramos para preservá-las e valorizá-las pelo que significam para suas famílias e para a própria Instituição", explicou.