Página inicial > Notícias Coronavírus > PET-Farmácia publica cartilha com orientações sobre o uso de medicamentos contra a Covid-19

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 13h00 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h26 | Acessos: 2915

Material é alusivo ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado, anualmente, no dia 5 de maio

Acesse a cartilha “Medicamentos em tempos de pandemia”
Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (PET-Farmácia/ Ufam) publicaram a cartilha “Medicamentos em tempos de pandemia”. Ilustrada e informativa, a publicação apresenta aos leitores orientações sobre o uso racional de medicamentos contra a Covid-19.

Universidade mais próxima da população

Uma das idealizadoras e organizadoras da cartilha, a tutora do PET de Farmácia, professora Fernanda Guilhon Simplício, destaca que a iniciativa foi a forma encontrada para celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado, anualmente, no dia 5 de maio. “Todos os anos, realizamos eventos com programação voltada para alertar as pessoas sobre os riscos da automedicação e sobre o impacto dessa prática nos altos índices de intoxicação por medicamentos, mas esse ano, em virtude da pandemia de Covid-19 e com a recomendação de isolamento social para evitar a propagação célere da doença, a nossa colaboração veio em formato de cartilha nesse cenário marcado por ansiedade, angústia e por muita automedicação contra a Covid-19. Mais do que nunca, é o momento para a Universidade se aproximar da comunidade, usando o conhecimento científico para aliviar o impacto e buscar soluções para o momento delicado que todos estamos vivendo. Na cartilha, queríamos transmitir informação técnica sobre medicamentos de forma atrativa e acessível à comunidade, acadêmica ou não, ajudando a combater a desinformação, que tem sido crítica em termos de COVID-19. É preciso alertar a população que todo medicamento tem potencial de causar efeitos colaterais e danos sérios à saúde, principalmente se for usado de forma irracional”, ressalta a docente.

Engajamento dos petianos

A tutora ressalta ainda o envolvimento dos integrantes do PET-Farmácia com a atividade. “Os estudantes se empenharam em traduzir informações sobre mecanismo de ação e efeitos colaterais de fármacos, parte da formação técnico-científica que estão recebendo no curso de Farmácia, para uma linguagem mais fácil para um número maior de pessoas, aproximando-se mais da população e suas necessidades, que é um dos objetivos do grupos PET”, afirma a professora.

A petiana Letícia Gonçalves Maia afirma que a cartilha foi está de acordo com as concepções filosóficas do PET como percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social, tornando o programa extremamente relevante para a sociedade e na formação profissional do acadêmico. “Com a cartilha, podemos atingir uma boa parte da população, pois ela é passível de ser envida por meios eletrônicos, principalmente pelo WhatsApp. Assim, podemos ajudar a sociedade de uma forma positiva e respeitando a quarentena, visto que estamos ensinando, mas não precisamos estar em contato direto com as pessoas. Além disso, diminuímos a crença em fake news como a de existir um medicamento milagroso que ajudaria a combater esse vírus. A elaboração dessa cartilha nos trouxe a experiência de filtrar informações para repassá-las de uma forma acessível para a população, ou seja, tivemos que aprender o que era necessário e importante de se colocar, de uma forma que deixasse a cartilha realmente informativa, sem a leitura ficar muito pesada.  Aprendemos a escrever de uma forma mais compreensível, como se estivéssemos explicando algo pessoalmente para que qualquer pessoa pudesse entender, e isso é importante, pois na vida acadêmica ficamos tão acostumados a textos científicos que, se falarmos assim quando estivermos trabalhando, não é todo o paciente que irá compreender, e na área da saúde é muito importante que o paciente saiba o que estamos falando para não ficar em dúvida e acabar fazendo algo errado em casa”, declarou a aluna.

Conteúdo da cartilha

Na cartilha, são apresentadas informações acerca do novo coronavírus, os sintomas da doença respiratória e algumas estratégias para proteger a saúde mental nesse período marcado pela imprevisibilidade. “O mundo está ansioso por uma cura para a COVID-19. Nesse sentido, a população tem sido bombardeada com informações sobre a doença e possíveis tratamentos, muitas delas incorretas, o que acaba confundindo as pessoas. Diferente do que alguns afirmam, ainda não se tem tratamento ou vacina específicos e validados contra a COVID-19. Alguns medicamentos estão sendo usados em protocolos clínicos com base em resultados muito iniciais, pela simples falta de alternativa melhor, embora questionáveis quanto ao real valor curativo e, principalmente, preventivo nesse contexto. Alguns deles até deixaram de ser recomendados nesses protocolos com o avanço dos estudos. Queremos alertar a população que o uso empírico, indiscriminado e, muitas vezes, incorreto de medicamentos só traz riscos, já que os benefícios sequer estão comprovados. Se for usar, que seja ao menos sob orientação profissional, de forma racional”, alerta a professora Fernanda Guilhon.

Confira todos os envolvidos na elaboração da cartilha

Idealização e organização

Profa. Dra. Fernanda Guilhon Simplicio - PET-FARMÁCIA/UFAM