Página inicial > Notícias Coronavírus > Coronavírus - Subcomitês monitoram comunidade acadêmica nas unidades do interior

Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 14h51 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h49 | Acessos: 1629

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Os Subcomitês de Enfrentamento ao Covid-19 do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Instituto de Natureza e Cultura (INC) e Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) publicaram, na última quarta-feira, 3, documento referente ao monitoramento do vírus entre os discentes do interior do Estado.

A pesquisa refere-se aos dados coletados entre os dia 25 e 29 de maio e e foi realizada em parceria com o Atlas ODS Amazonas, Laboratório de Administração (INC), grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (INC) e Monitora INC. De acordo com o um dos professores responsáveis pelo estudo e docente do IEAA, localizado em Humaitá, professor Renato Abreu Lima, o trabalho foi desenvolvido de forma integrada pelos Subcomitês, a partir de  questionários online e busca compreender as características gerais dos estudantes, a sintomatologia relacionadas a síndromes respiratórias e a recuperação da saúde entre os discentes.

“Com as informações presente na publicação é possível os Subcomitês atuarem de forma mais eficiente em meio à crise da covid-19. Os resultados são apresentados, separadamente, por campus, além de informações adicionais que podem ser acessadas em um painel dinâmico chamado Monitora Interior Ufam“, enfatiza.

O professor lembra que mesmo com a dificuldade de acesso à internet e equipamentos no interior do Amazonas foi possível obter resultados satisfatórios. “Ao todo, 1.117 discentes participaram do levantamento, a maioria foram mulheres (64,2%), na faixa etária entre 19 a 24 anos (67,3%). Foram 42,6% dos discentes que relataram não apresentar nenhum sintoma relacionado a síndrome gripal e 4,4% relataram diagnóstico positivo”, diz o professor.

O informativo completo, separado por unidade acadêmica, pode ser acessado AQUI.