Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Proplan prepara Plano de Biossegurança para apresentar ao Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam
Início do conteúdo da página

Proplan prepara Plano de Biossegurança para apresentar ao Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 15h35 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h50 | Acessos: 2710

Por Irina Coelho 
Equipe Ascom Ufam

 

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Proplan/Ufam), desde o mês maio, trabalha no levantamento estruturado, com análise de gestão de risco, para o retorno das atividades presenciais da Ufam. A iniciativa resultará no Plano de Biossegurança da Instituição que concilia o retorno das atividades presenciais (acadêmicas e administrativas) e a prevenção à disseminação da covid-19.

A ação é executada pelos Departamentos de Planejamento Estratégico (DPE) e de Estruturação e Processos Institucionais (Depi) e de Captação de Recursos e Instrução de Projetos (Decap), ligados a Proplan, e, inclui as unidades da capital e do interior do Estado. De acordo com o reitor Sylvio Puga a construção do Plano de Biossegurança é feita de forma democrática e participativa junto aos gestores da Ufam.

“A Proplan, por meio do Ofício Circular nº2, instou as Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares para formularem proposta, a partir da realidade do local, para a formulação do Plano de Biossegurança da Ufam. Em sequência, por meio da Portaria 925, foi criado o Comitê de Biossegurança da Ufam, que tem o objetivo de consolidar as propostas para posterior encaminhamento Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus e em seguida aos Conselhos Superiores. Nesse sentido, reafirmamos que todas as nossas ações estão pautadas pela discussão interna, e com análise científica do Comitê”, enfatiza.

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Gomes Cerquinho, foi feito um levantamento em diversas frentes para nortear a elaboração do documento.

"Desde o quantitativo de materiais permanentes e de consumo, necessidade de obras até a demanda de reformas prediais que sejam pertinentes à situação - com previsão para dois anos de atividades futuras - foi feito, pensado. Essa é a base do Plano de Biossegurança, que será apresentado ainda esta semana, e, também nos servirá de guia para a busca de recursos junto ao Ministério da Educação (MEC)", explicou. Ela salienta que o Plano não é estático, portanto deverá sofrer alterações e adequações ao longo de sua utilização.

registrado em:
Fim do conteúdo da página