Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Subcomitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus da Ufam doa alimentos à AIUE
Início do conteúdo da página

Subcomitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus da Ufam doa alimentos à AIUE

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 09h05 | Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2020, 09h01 | Acessos: 6109

Sebastião Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Em cumprimento ao cronograma de entrega de alimentos junto a comunidades indígenas que moram no entorno de Manaus, o Subcomitê de Apoio Técnico de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus em povos e Territórios Indígenas na Amazônia brasileira fez mais uma doação de alimentos a 100 famílias da Associação Indígena Unindo Etnias (AIUE), beneficiando cerca de 500 pessoas. O evento ocorreu na tarde de quarta-feira, 13, na sede da Associação. A iniciativa é do Departamento de Políticas Afirmativas  e da Faculdade de Ciências Agrárias.

A ação social teve como objetivo ajudar as famílias Kokama assistidas com alimentos naturais, entre eles, banana, mamão, abacaxi, hortaliças e filés de peixe, contribuindo para suas refeições diárias. “São pessoas que, pelos problemas enfrentados no momento, encontram dificuldades na aquisição desses produtos, e também é uma forma de ajudar na segurança alimentar destas pessoas”, afirmou a professora Cláudia Guerra, diretora do DPA/Proext. Ao todo, os associados receberam uma tonelada de alimentos cuidadosamente higienizados antes de serem entregue.

Segundo a diretora, a iniciativa é mais uma ação social realizada em prol das comunidades indígenas no contexto desta pandemia no Estado. Ela enfatiza que o comitê conta com a colaboração de vários atores, entre eles estão: o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a professora Ivani Faria, do Curso de Geografia, o professor Antônio de Pádua Ramalho, da Faculdade de Medicina e a professora Maria de Nazaré de Lima Ramos, da Faculdade de Educação (Faced) e, ainda, com as orientações sanitárias realizadas pelo doutorando da Ufam e Coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/Regional Norte), Jerfeson Nepomuceno Caldas.

Além disso, a ação do comitê consistiu em buscar apoiadores que pudessem fazer a doação desses materiais, entre eles, a Secretária da de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Carol Brás, o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães Júnior, Ícaro Andrade, da Sejusc, Secretária Executiva do Fundo de Promoção Social, Kathelen Santos e a representante do Fundo de Promoção Social, Nayara Cruz, e o professor Gedeão Amorim, que atende às solicitações com entusiasmo e presteza.

O que pode ser doado:

Alimentos: aveia, macarrão, feijão, arroz, café, goma ou farinha de tapioca, açúcar, maisena, farinha de trigo, leite em pó, óleo de cozinha, biscoitos, farinha de mandioca, frutas, polpa de frutas, verduras, legumes e alho e limão;

Materiais de limpeza: água sanitária, sabão, detergente, álcool em gel, dentre outros.

Materiais de higiene: creme dental e sabonetes

Equipamentos de proteção individual: máscaras.

 

Local de entrega:

As doações podem ser feitas das 8h às 15h, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, localizada na Avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos 1200, Coroado I. Procurar Kyd Roges.

Mais informações pelo telefone (92) 9913-27618/ falar com Dailiana Saif.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página