Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Nota técnica analisa o panorama geral da situação de saúde da população amazonense
Início do conteúdo da página

Nota técnica analisa o panorama geral da situação de saúde da população amazonense

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 15h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h53 | Acessos: 1642

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

 

As professoras Marília Brasil e Enimar Wendhausen, ligadas ao Núcleo de Estudos Multidisciplinares sobre o Setor Público e Políticas de Desenvolvimento na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (NESPDA/Ufam), na última segunda-feira, 11, publicaram nota técnica intitulada ‘Covid-19 no Amazonas: Panorama Geral’. O estudo faz uma análise da evolução da doença no Estado até o dia 6 de maio.     

De acordo com a publicação, a taxa de mortalidade no Amazonas extrapola qualquer estado brasileiro, tendo atingido 181,2 óbitos por 100 mil pessoas, o dobro do estado com a segunda maior taxa. Uma das autoras, professora Marília Brasil, explica o paralelo feito na nota com os demais estados. “Olhamos os números não somente de maneira absoluta, mas consideramos as diferenças populacionais de cada unidade federativa abordada”, enfatiza.        

A docente expõe também que a ideia de entender o panorama geral surgiu da preocupação do Núcleo em acompanhar a evolução da doença e seus efeitos no Estado. “Manaus é sem dúvidas o município do Amazonas com maior número de casos de covid-19, mas o que começa a nos preocupar, e é abordado na nota técnica, é o crescimento de casos no interior. Cidades como Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Santo Antônio do Içá já apresentam números significativos de casos e com o agravante de ter uma taxa de letalidade elevada. Sabemos das carências de infraestrutura nesses municípios e isso agrava o problema de saúde pública enfrentado pelo Amazonas”, destaca. 

A Nota Técnica faz parte do primeiro volume de publicações Departamento de Economia e Análise (DEA). Segundo a coordenadora do NESPDA, docente Andreia Brasil Santos, o grupo de pesquisa é composto por professores da Faculdade de Estudos Sociais (FES) e durante o período da suspensão das atividades acadêmicas, o Núcleo continua suas atividades de produção científica, mantendo a sua rotina de reuniões de trabalho, utilizando as plataformas de comunicação que estão disponíveis. 

“No decorrer dessas reuniões, alguns professores do grupo identificaram a necessidade de participar de maneira mais ativa das discussões e estudos relacionados aos impactos da pandemia, direcionando o foco da análise para o aspecto socioeconômico, que se constitui numa discussão essencial para o momento presente e para o futuro próximo. Assim surgiu a proposta de elaboração das Notas Técnicas, que são textos curtos e objetivos, porém formais e elaborados por profissionais sobre temas específicos”, lembra a coordenadora. 

Com estas publicações, o NESPDA busca envolver a comunidade acadêmica na tarefa de pensar sobre os impactos socioeconômicos da covid-19 em Manaus e no Amazonas, além de oferecer contribuições para informação e/ou tomada de decisão. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página