Página inicial > Notícias Coronavírus > Ufam tem centro de testes rápidos para profissionais de saúde

Ufam tem centro de testes rápidos para profissionais de saúde

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 13h17 | Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2020, 16h00 | Acessos: 5386

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Ufam, em parceria com a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), realiza testes rápidos nos profissionais de saúde que apresentarem sintomas gripais leves. A ideia é verificar e controlar a propagação de covid-19 nessa população. Voluntários receberam treinamento no último sábado, 11.  Atendimento por agendamento deve iniciar ainda esta semana.

A iniciativa é uma das ações da Universidade coordenadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, com a coordenação da professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) Jaila Borges e tem a participação de um grupo de profissionais voluntários que realizarão os testes. "Estamos ofertando este serviço em caráter emergencial porque estamos em meio a uma pandemia. Precisamos ter respostas rápidas e acertadas em benefício da população. Esse é um grupo [profissionais de saúde] que precisa ser acompanhado de perto porque são os profissionais que estão lidando com pacientes", declara.

"O serviço é direcionado para esses profissionais que estão com sintomas similares ao do covid-19, que estão relativamente bem porque estão isolados em casa, não estão carecendo de um cuidado nem médico nem hospitalar, mas precisam de um diagnóstico", detalha Borges.

De acordo com a professora, o serviço será alocado na Escola de Enfermagem de Manaus e as informações sobre agendamento estão no site da FVS. "Os voluntários são professores, profissionais de saúde, pós-graduandos e alunos da graduação", informa. "O treinamento feito pelo Lacen [Laboratório Central] consistiu na execução do teste rápido desde a coleta até liberação do resultado", revela.

Segundo a coordenadora, os profissionais de saúde que apresentarem sintomas gripais devem entrar em isolamento preventivo para evitar a contaminação de outras pessoas. Somente depois do sétimo dia de sintomas os profissionais devem se apresentar para fazer a testagem para o covid-19. A medida visa reduzir a chances de transmissão do vírus, em casos confirmados. "Depois do sétimo dia é quando o teste consegue detectar anticorpo com maior sensibilidade", conta a professora.