Página inicial > Notícias Coronavírus > Icsez divulga questionário para acompanhar saúde da comunidade acadêmica

Icsez divulga questionário para acompanhar saúde da comunidade acadêmica

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 17h56 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 14h55 | Acessos: 7435

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

O Sub-comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), em Parintins, lança documento para acompanhar estado de saúde dos membros da comunidade universitária do Instituto.

O questionário segue as orientações do Ministério da Saúde e foi pensado para atender à determinação presente na Portaria N. 646, do Comitê de Enfrentamento da Ufam quanto ao monitoramento da saúde de profissionais e estudantes da Universidade durante a pandemia.

De acordo com o diretor do Icsez, professor José Luiz Fonseca, o documento vai possibilitar identificar o impacto da covid-19 no Instituto, já que somente pessoas recomendadas pelos profissionais de saúde deverão responder ao levantamento. "O questionário  tem por objetivo o controle epidemiológico de sintomas da covid-19, de servidores e discentes da Ufam", revela o diretor.

Coordenadora do sub-comitê do Icsez, a professora Sueyla dos Santos diz que o registro feito pelo Instituto não pretende mapear o vírus no município, mas somente saber se a comunidade acadêmica está sendo atingida por ele. "Na presença dos sintomas, é recomendado que o profissional [servidor ou terceirizado] ou estudante vá a uma unidade de saúde fazer a triagem, lá ele já poderá acessar o formulário, via QR code ou link online, que vai permitir que a gente acompanhe esses casos e, no futuro, após a suspensão das atividades, nós teremos um panorama da situação de saúde dos servidores e alunos", expôs.

"Esses dados vão ajudar a oferecer um parecer mais robusto sobre a situação para a direção e para o Comitê da Ufam, que planejarão coletivamente as ações pós retorno das aulas e também durante esse período, sobre como oferecer o melhor suporte à comunidade acadêmica", concluiu.

Segundo a docente, o questionário já está disponível para acesso e, durante a semana, gestores da Ufam e do município farão a divulgação do material para que profissionais e estudantes do Icsez possam conhecê-lo, e caso necessário, preenchê-lo.

Atualmente, o Icsez possui 81 professores com efetivos, 34 técnico-administrativos em educação, 1.650 alunos matriculados e 36 colaboradores terceirizados.