Professora do PPGPSI/Ufam participa de pesquisa nacional que analisa situação de idosos dependentes que residem com familiares e seus cuidadores formais e informais

• Publicado: Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 10h40
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Juscelino Simões (com informações da professora Denise Gutierrez)

Equipe Ascom

A pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Denise Gutierrez, coordena regionalmente pesquisa nacional que analisa situação de idosos dependentes que residem com suas famílias e seus cuidadores. A Pesquisa ‘Estudo situacional dos idosos dependentes que residem com suas famílias visando subsidiar uma política de atenção e de apoio aos cuidadores’ tem como objetivo conhecer a situação desta parcela da população que tem crescido nas últimas décadas, bem como propor políticas públicas para esse grupo de idosos.

Um momento importante da pesquisa ocorreu no Seminário Nacional da Pesquisa Multicêntrica no Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES/ENSP/Fiocruz), no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de novembro deste ano e contou com a participação da docente da Ufam.

Segundo a professora Denise Gutierrez trata-se de uma pesquisa nacional multicêntrica em que todas as regiões do País estão representadas e o PPGPSI da Faculdade de Psicologia da Ufam é responsável por todo o trabalho de campo na região Norte (coleta e análise de dados). “Estamos cooperando nesse grupo que envolve diversas universidades públicas e nossa participação contribui com a coleta e análise de dados na região Norte. A pesquisa é importante porque trata da saúde do idoso, por meio da análise da situação de dependência em que vivem, como também a situação do cuidador. Queremos dar voz a esses atores, compreender o que está acontecendo em termos nacionais, com referência ao cuidado do idoso dependente para poder propor políticas públicas realmente adequadas. É importante que a gente tenha, na área da saúde, programas específicos, mas para isso é importante saber o que se passa com essa população”, ressaltou Denise Gutierrez.

A pesquisa é coordenada nacionalmente pela professora Maria Cecília de Souza Minayo, da Fiocruz, e foi financiada pelo CNPq com o objetivo de conhecer a situação dos idosos dependentes que vivem com suas famílias e dos cuidadores familiares e profissionais, com o intuito de subsidiar propostas para uma ‘Política sobre a dependência no Brasil’, tendo como subsídios os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): a descentralização, a regionalização, a hierarquização e a participação social. Os dados, produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco idosos dependentes, 10 cuidadores familiares, cinco cuidadores formais, dois profissionais da atenção primária e um gestor de serviços de atendimento ao idoso dependente, permitirão um aprofundamento na compreensão das vivências reais do cuidado cotidiano e contínuo dos cuidadores.

Seminário Nacional da Pesquisa Multicêntrica

Em grupo de trabalho composto por pesquisadores de todas as regiões do Brasil, a representante do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia (PPGPSI/Ufam), professora Denise Gutierrez participou da oficina de trabalho em que os dados de Manaus foram apresentados. Estes foram integrados ao conjunto de dados, que resultou na proposição de diversos artigos a serem lançados, em breve, em número temático de revista internacional da área. Essa será com certeza uma importante contribuição científica para a área de saúde do idoso e uma produção significativa para os programas de pós-graduação das diversas instituições envolvidas.