Página inicial > Últimas Notícias > Trigésima sexta edição da Revista Geonorte traz homenagem póstuma ao professor José Aldemir de Oliveira

• Publicado: Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 09h29
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

O Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (PPGEOG/Ufam) publicaram, em dezembro, a trigésima sexta edição da Revista eletrônica Geonorte. A edição pode ser acessada aqui e apresenta doze artigos científicos, além de duas homenagens póstumas ao professor José Aldemir de Oliveira, por sua contribuição e dedicação à Geografia da Amazônia e do Brasil.

Os trabalhos são de cunho geográficos e compõem um conjunto de temas específicos da Geografia Física, Geografia Humana e áreas técnicas (Cartografia e Geoprocessamento). Aborda, ainda, os aspectos eminentemente associados à epistemologia do saber geográfico, considerando a interdisciplinaridade das áreas afins da Geografia.

De acordo com o editor da Revista, professor João Cândido André da Silva Neto, o docente José Aldemir construiu uma carreira grandiosa no Departamento de Geografia da Ufam, como líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab), e teve papel fundamental na implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “Nos últimos meses ele teve uma atuação efetiva na articulação internacional e reformulação do comitê científico da Revista Geonorte. Sua presença sempre estará marcada na Revista Geonorte, em seus textos publicados, na trajetória da revista bem como nos avanços futuros. Sentiremos muito falta, muito obrigado por tudo”, relembra.

A primeira homenagem é intitulada ‘Oliveira’ e foi escrita por seu último orientando de mestrado do PPGEOG-Ufam, discente Eduardo Henrique Freitas Braga. A segunda foi escrita pelo mestrando Fernando Monteiro Melo e denominada 'Professor, intelectual e ser humano admirável: José Aldemir de Oliveira presente!'.

Sobre a Revista

A forma de publicação é semestral, com fluxo contínuo, e os trabalhos são avaliados por pareceristas que atuam na área de conhecimento em que o manuscrito foi encaminhado. O conselho editorial da Revista é composto por profissionais de diversas áreas dentro de Geografia e áreas afins, que atuam em Universidades de todas regiões do Brasil e em universidades do exterior.

Atualmente a Revista Geonorte está indexada nas seguintes bases: Directory Of Open Acess Journal, Diadorim, Livre, Sumários.org, Base, Google Acadêmico,  CiteFactor, EZ3, General Impact Factor, Cross Ref, Ibicit oasisbr, OCLC WorldCat, Scientific Indexing Service, TIB, WorldWideScience Alliance, Journal Factor, Redib, DRJI, Eurasian Scientific  Journal Index, Academic Resource Index, Cosmo Impact Factor, ISI e LATINDEX.