Página inicial > Últimas Notícias > Concerto encerra atividades letivas deste ano na Faartes

Concerto encerra atividades letivas deste ano na Faartes

• Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 14h48
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

O Concerto de Encerramentos do Ano Letivo 2019 da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) ocorreu na última sexta-feira, 13, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT), localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As atividades fazem parte do Projeto Faartes no Palco, que integrou alunos do curso de Música das habilidades em Flauta Doce, Piano, Violão, Violino, Canto Lírico e Canto Coral, além das Oficinas Pedagógicas, Prática de Conjunto Musical e Produção Sonora.

As atividades tiveram orientação dos professores Maria Tharine Cunha de Oliveira, Nathália Guedes Gama, João Gustavo Kienen, Pedro Oers Santoro Meira, Márcio Lima de Aguiar, Maria Grigorova, Sérgio Anders, Edna Andrade Soares, Lucyanne de Melo Afonso e Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto. De acordo com a diretora da Faartes, professora Rosemara Staub, o projeto se destaca por congregar o desejo e a necessidade do curso de Música e proporcionar mais oportunidades para prática cênica, estimulando e valorizando a produção artística.

O projeto consiste em apresentações com repertório variado entre o erudito e o popular, que ocorrem nos auditórios da Ufam e da por toda a cidade, em seus espaços públicos, como escolas, hospitais, asilos, dentre outros. Assim sendo, se almeja dar visibilidade ao curso de Música e participar da vida cultural local, oferecendo apreciação da arte musical à comunidade. A proposta é integrar as experiências musicais de alunos e professores incentiva as trocas profissionais do corpo docente/discente com músicos profissionais externos.

A professora Rosemara Staub destaca: “É de suma importância fazer uma retrospectiva do ano de 2019 para Faculdade de Artes. Foi um ano de grandes desafios e superações, como, por exemplo, sediar o Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil (29ª CONFAEB), de cunho nacional e internacional de Arte e Educação; e a seleção do Mestrado Interinstitucional (Minter), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS)”.

Além disso, a gestora da Faartes enumerou algumas conquistas: A manutenção do projeto de extensão Escola de Artes, as diversas exposições culturais na Galeria de Artes como a citar: memórias do cárcere, Arte e resistência, Re-forma: quando a Arte fala de política e no Centro de Artes como a Exposição longe, perto e invisível, os ciclos de palestras, recitais e concertos de fim do primeiro e segundo períodos, além da defesa de doutorado dos Professores Gustavo Kienen, Lucyanne Afonso, Renato Pinto e sua própria defesa do memorial para promoção de Professora Titular e sua indicação para presidir a ANPPOM. Entre outros marcos tem-se a entrada na rede do site da faculdade e uma efetiva comunicação nas suas redes sociais.