Página inicial > Últimas Notícias > Plano de Gestão de Riscos da Ufam é aprovado pelo Consad

Plano de Gestão de Riscos da Ufam é aprovado pelo Consad

• Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 14h21
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 1975

O Plano de Gestão de Riscos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) 2019/2020 foi aprovado na reunião do Conselho de Administração da Ufam (Consad), no último dia 10. Sob a coordenação do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Depi/Proplan), a elaboração do documento seguiu a operacionalização contida na Política de Gestão de Riscos da Ufam, publicada por meio da Resolução nº 039/2017 - Consad.

Para elaborar o Plano junto à Proplan, participaram as Pró-Reitorias de Administração e Finanças (PROADM), Gestão de Pessoas (Progesp), Ensino de Graduação (Proeg), Extensão (Proext) e Inovação Tecnológica (Protec). Ainda atuaram na construção do documento a Prefeitura do Campus Universitário (PCU), o Centro de Ciências do Ambiente (CCA), Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), a Assessoria de Comunicação (Ascom), a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) e o Arquivo Central (AC). Estas são unidades que têm objetivos delimitados quanto ao no PDI da Instituição.

Saiba mais

A Gestão de Riscos refere-se ao processo para administrar, identificar, avaliar e controlar potenciais eventos ou situações, e assim fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos estratégicos da organização. Para mais informações, acesse a página da Proplan.

Essa Política consiste numa forma de realizar os processos existentes. Risco é algum evento que pode ocorrer e prejudicar o alcance dos objetivos que a Instituição almeja atingir. Gerir os riscos significa identificá-los, avaliá-los e escolher o melhor tratamento (controle interno) para reduzi-los, assim, a Universidade aumentará a capacidade interna em alcançar seus objetivos e entregar seus serviços à sociedade (governança).

Para conhecimento sobre o tema, está disponível o curso "Gestão de Riscos no Setor Público" disponibilizado na plataforma da Escola Virtual do Portal Único de Escolas de Governo.