Página inicial > Últimas Notícias > Professora Maria Anete Leite Rubim é promovida a titular

Professora Maria Anete Leite Rubim é promovida a titular

• Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 12h20
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Defesa de Memorial aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A professora Maria Anete Leite Rubim defendeu, na manhã desta quarta-feira, 18, seu Memorial Acadêmico com vistas à promoção funcional à classe de professor titular.

Graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1995), doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e pós-doutora pela Universidade de Sevilla, Espanha, a professora Maria Anete Rubim destacou suas principais realizações ao longo de sua trajetória pessoal e acadêmica.

“Nasci em uma ilha cercada pelas águas do Rio Madeira. Morei em Manicoré e lá estudei no Educandário Nossa Senhora das Graças, onde aprendi a ler. De 1969 a 1973, já em Manaus, estudei no Colégio Nossa Senhora de Aparecida. Fiz o ensino médio na antiga Escola Técnica e, em 1977, iniciei minha graduação em química. De 1979 a 1983, fiz o curso de Engenharia de Pesca, fruto de um convênio entre a então Universidade do Amazonas e a Universidade Federal do Ceará. Entrei para o mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior em 1992. Meu doutorado foi feito na Unesp, no Campus de Rio Claro, sob orientação do professor Antônio Fernando Monteiro Camargo e meu pós-doutorado foi realizado na Universidad de Sevilla, onde meu objetivo foi avaliar a distribuição de macrófitas aquáticas nos rios Purus e Negro. Lá também proferi palestras na ‘I Conferência Europea para la promocion de acciones locales frente ao cambio climático - Disputacion provincial de Huelva, España’, em 2009 e ‘Ciclo de vida de los macrofitos em los ecosistemas aquáticos de la Amazônia’, na Universidad de Sevilla, em maio de 2010”, ressaltou.

Ela também destacou a influência de projetos de pesquisa internacionais na sua trajetória. “Os estudos do doutor Wolfgang Junk, do Max Planck Institute for Evolutionary Biology Plön - Alemanha e o Projeto de pesquisa no Instituto Nacional de Genética do Japão/ USP ESALQ, além dos trabalhos do professor doutor Francisco de Assis Esteves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foram muito importantes para a minha formação”, ressaltou. Entre as atividades de Administração, ela destacou sua atuação como diretora do Centro de Ciências do Ambiente, chefe de gabinete da reitoria, na gestão do professor Hidembergue Frota, coordenadora do curso de Engenharia de Pesca de 1994 a 1996 e, de 2001 a 2004, como diretora do Departamento de Extensão e Pró-reitora de Extensão, além da promoção da I Mostra Interinstitucional de Extensão que envolvia 18 instituições e órgãos e a divulgação de ações de extensão em espaços públicos e a criação e implantação do Programa de Extensão - Pace, atualmente com 470 projetos.

Banca de avaliação

A banca de avaliação foi presidida pelo professor Antônio José Inhamuns da Silva e composta pelos professores Edinaldo Nelson, Maria Aparecida de Jesus e Rogério de Jesus. Durante a avaliação do Memorial, a professora Maria Aparecida de Jesus ressaltou as relevantes contribuições administrativas da professora Anete Rubim para a Ufam. “Considerando a trajetória da professora Anete, percebemos a ênfase na parte administrativa e o quanto isso contribuiu com a Universidade Federal do Amazonas, pois sem uma parte administrativa bem resolvida, os problemas impactam na pesquisa, no ensino e na extensão”, destacou.

O professor Edinaldo Nelson (Inpa) também elogiou a trajetória da professora Anete Rubim. “É uma trajetória que merece reconhecimento. Obrigado por compartilhar uma história de vida vitoriosa. A parte administrativa se sobressai na sua trajetória com muitas realizações. Espero que você possa continuar a dar sua contribuição e demonstrar mais seu talento na área artística, que é algo que você deixa muito nas entrelinhas na sua apresentação, sendo que é xpressiva artista plástica”, declarou.

O pesquisador Rogério de Jesus (Inpa) destacou que teve uma formação muito parecida com a da professora Anate. “Há muito tempo que trabalhamos juntos, em parceria. Anete sempre foi muito proativa, como professora e extensionista. Atende as necessidades pessoais e institucionais, não só como professora, não só extensionista, mas também como administradora, na área de interiorização da Universidade. É esse tipo de banca mais prazeroso que tem, pois só cabem elogios aqui. Obrigado por terem me convidado para esse momento”, declarou.

O presidente da banca enfatizou que a professora Anete sempre teve o dom da administração. “Convivemos há tanto tempo e é em um momento como esse que descobrimos muitos aspectos da vida de nossos colegas, de detalhes de grandes conquistas da nossa Instituição, como o surgimento de cursos, sobre a construção do nosso auditório Eulálio Chaves. Parabéns por sua trajetória”.