Página inicial > Últimas Notícias > ‘Corrida e Caminhada Solidária da Comunidade Surda’ reúne mais de 200 participantes na Ufam

• Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 12h00
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

A corrida é parte da comemoração dos 110 anos da Universidade e também uma forma da dar visibilidade à comunidade surda local

Para compor a programação alusiva aos 110 anos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), comemorados neste ano de 2019, a Instituição realizou uma série de atividades desportivas, dentre elas, a Corrida e Caminhada Solidária da Comunidade Surda. Realizada no último sábado, dia 14, a corrida teve a participação de 230 atletas surdos, que concluíram o percurso de cinco mil metros e receberam medalhas.

Segundo o coordenador do Programa “Universidade Campeã”, professor Gilmar Couto, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), a ideia foi proporcionar uma experiência marcante nas vias do Campus da Ufam e, ao mesmo tempo, “integrar a população por intermédio de atividade descontraída, proporcionando entretenimento, melhoria da qualidade de vida e lazer extra aos participantes". "Estamos muito satisfeitos com o resultado”, avaliou o professor.

“Neste ano de 2019, nós realizados diversas ações pra comemorar os 110 anos da Ufam. Essas atividades foram coordenadas por mim, por meio do Programa de extensão Universidade Campeã. No sábado, fizemos a última atividade esportiva do ano, que congregou cerca de 200 pessoas da comunidade surda de Manaus”, explicou ele.

Para o professor da Feff Keegan Bezerra Ponce, que também é assessor pedagógico de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), ficou a responsabilidade de organizar a atividade especificamente voltada à comunidade surda. De modo geral, o objetivo foi incluir o surdo, por meio das práticas esportivas na sociedade, sensibilizar a sociedade quanto ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Antes da corrida, nós fizemos um aquecimento com uma dança do professor surdo Tiago Oliveira e, em seguida, um aquecimento com a professora Cleocy”, detalhou o docente. Ele ainda frisou a importância da atividade: “Nosso intuito era dar mais visibilidade à comunidade surda de Manaus e, com isso, contribuir para que os surdos tenham mais acesso ao trabalho, à saúde, à educação. Outro objetivo nosso foi o de valorizar a questão da ‘Libras’, que é a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil”.

Homenagens

Além de encerrar as ações esportivas de comemoração do aniversário da Ufam, a corrida e caminhada homenageou a XXIX Edição dos Jogos da Escola Augusto Carneiro dos Santos (JEACS). Os JEACS são realizados desde 1990 na capital amazonense, e essa foi uma forma encontrada pela Associação de Surdos de Manaus para prestar tributo ao evento.