Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores e discentes da Feff lançam livro em comemoração aos 50 anos do curso de Educação Física
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores e discentes da Feff lançam livro em comemoração aos 50 anos do curso de Educação Física

  • Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 17h07
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 1967

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), o livro 'Dimensões do jubileu de ouro do curso de Educação Física: conjunto de ações de vários atores' contém 231 páginas distribuídas em cinco capítulos e trata da historicidade e da consolidação do curso no período de cinco décadas de atuação no estado do Amazonas. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, esteve na cerimônia de lançamento juntamente com os cinco autores da obra. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira, 12, no auditório Paulo Burhein, localizado no setor Sul do Campus Universitário.

Durante o evento, o reitor cumprimentou o diretor da Faculdade Educação Física, professor João Libardoni, e os autores presentes, professoras Rita Maria dos Santos Puga Barbosa, Jozilma Batalha Lemke e Sheila Moura do Amaral, além dos discentes Lucas Simões da Silva e Etiane Aline da Silva e Silva, que compuseram a mesa de abertura, e ainda as autoridades presentes.

Ele relembrou que, no mês de fevereiro, quando esteve participando da comemoração de 50 anos da Feff, ouviu muitas narrativas de pessoas (professores e técnico-administrativos) das histórias de construção e contribuição daquela Faculdade, quando lançou um desafio junto à comunidade interna: "Transformem essas narrativas em um livro e a Universidade edita". O reitor, que não apontou quem faria sua publicação, conseguiu despertar um grupo de professores e de alunos que se encorajou a aceitar o desafio, transformando em realidade a obra que trata do Jubileu de Ouro do curso de Educação Física. Na ocasião, o reitor pediu uma salva de palmas aos professores e discentes e lembrou que a aprovação do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento se soma a esse momento de vitórias da Unidade.

"A partir daí, a construção da história da Feff será em conjunto", disse o reitor, ao mencionar que a Faculdade tem uma forte atuação na graduação e na extensão, citando como exemplo o Programa Idoso Feliz Participa Sempre, o Proamde, dentre outros. Agora essa força será também na pesquisa, pelo mestrado. “Vejo que aquele tripé que a gente sempre ouviu falar na Universidade - ensino, pesquisa e extensão - a Feff promove com muita qualidade. Para nós, é motivo de orgulho e muita satisfação estar coroando este dia. Além disso, eu trago uma notícia que consolida todo o esforço da Universidade. O MEC tem um índice chamado Índice Geral de Cursos que, anualmente, é divulgado pelo Ministério. Este ano nós alçamos a nota 4, passando da categoria de “Bom” para “Muito Bom”, disse Sylvio Puga que, ao final do discurso, deus os parabéns  a todos os envolvidos e educadores que receberam as homenagens.   

Autores da obra

A professora Rita Puga disse que desde março, o grupo estava  trabalhando para elaboração desse livro. De acordo com ela, o livro trata das dimensões universitárias que envolvem o ensino, pesquisa e extensão, além das questões administrativas.   A dimensão que mais se destacou na publicação foi o Ensino, assegurou Rita Puga que aponta também a Extensão como atividade de apoio às ações acadêmicas na graduação. Ela relembrou programas memoráveis como o Crutac que levou alunos para o interior, além de inserções nos Estados de Roraima e Acre, na formação pioneira de profissionais na Licenciatura Curta e Plena.

A professora Sheila Amaral comentou que o livro é uma obra ímpar que conta a história do pioneirismo do curso de Educação Física no Amazonas. “Daqui sai um grande número de profissionais. É um curso de grande influência em nosso Estado devido à produção acadêmica existente. Então, esta obra é muito válida, justamente por contar a história e mostrar o conhecimento que tem sido produzido no Amazonas através desta graduação”, argumentou a docente. Ela contou ainda que todo o conhecimento produzido alcança a sociedade através de programas de extensão como o Programa da Terceira Idade e o Proamde, só para citar dois exemplos, que mudaram todo um contexto tanto da terceira idade quanto sobre a ideia da deficiência no Amazonas.

Para Jozilma Lemke, outra autora do livro e especialista em Filosofia, Educação e Ecologia, a obra traz perspectivas do que se teve e do que se tem na atualidade, possibilitando um novo olhar para o futuro. Então, ela questionou: "O que queremos para os próximos 50 anos?" Ela acredita que é uma grande oportunidade, quando se tem um registro histórico, para sejam feitas profundas reflexões do que se quer para o futuro. “Um ponto positivo que vejo na Educação Física é sua atuação, pois é uma área pluri, trans e interdisciplinar, ou, melhor dizendo, não disciplinar. Ela alcança a economia, a política, no sentido da saúde, da Educação e de se  buscar melhorias na qualidade vida da sociedade”, finalizou a professora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página