Página inicial > Últimas Notícias > FCA - Curso ‘Técnicas Microscópicas Aplicadas ao Estudo em Biologia Vegetal’ qualifica pesquisadores em microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura

• Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h00
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

O Laboratório de Genética Vegetal da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (LGV/Fca/Ufam) realizou, entre os dias 9 e 11 de dezembro, o curso ‘Técnicas Microscópicas Aplicadas ao Estudo em Biologia Vegetal’, ministrado pelo professor Flávio Lopes Olivares da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).  Com carga horária de 30h, a capacitação explorou os conceitos, fundamentos e aspectos práticos da rotina de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura.

As práticas foram centradas na avaliação estrutural comparativa de pólen e limbo foliar de espécies de interesse do laboratório. Além dos resultados de análises de pólen e tecido foliar, 10 pessoas foram treinadas, entre eles sete discentes da Ufam, um pesquisador da Ufam, um analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Ocidental) e um servidor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para o estabelecimento de rotina das análises abordadas no curso e atender demandas de análises na linha de pesquisa de melhoramento genético vegetal.

De acordo com professora Maria Teresa Gomes Lopes durante o curso, vários laboratórios da Ufam, Inpa e Embrapa colaboraram com estrutura e reagentes, os quais muito contribuíram para o sucesso do curso. “Além da competência e dedicação do Professor Fábio Lopes Olivares com os conhecimentos transmitidos, tivemos apoio dos servidores Alfredo Santarém Alexandrino, do Laboratório de Técnicas Mineralógicas, que operou o Microscópio Eletrônico de Varredura e Jussival Novaes da Central Agro-Analítica pelo acompanhamento e apoio nas análises de Microscopia Óptica de Fluorescência”, finalizou.