Página inicial > Últimas Notícias > Petcom reúne ex-tutores e ex-petianos em evento de comemoração dos 31 anos de existência do Programa

• Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 16h18
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PetCom) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 12, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), evento comemorativo pelos 31 anos de existência do Programa. A atividade foi organizada pelos estudantes atuais do PetCom e reuniu atuais e ex-integrantes do programa no evento denominado ‘30+1’.

A mesa de abertura teve a participação do criador e primeiro tutor do Petcom, professor e ex-reitor da Ufam, Walmir de Albuquerque Barbosa, do diretor da FIC, Allan Rodrigues, da coordenadora acadêmica da FIC, professora Carla Mara da Silva, da tutora atual do Petcom, professora Célia Carvalho, do professor do curso de Jornalismo da Ufam, João Bosco Ferreira, e do coordenador do curso de Relações Públicas da Ufam, professor Israel Rocha.

Histórico

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pela Capes (inicialmente, como uma experiência na Faculdade de Direito de São Paulo, criou-se um programa parecido com o PET) como uma forma de adaptação aos novos tempos, resultado da revolução cultural ocorrida em 1968-1969. O PET de Comunicação (inicialmente do Jornalismo) foi criado pelo professor Walmir de Albuquerque em 1988, com o objetivo de proporcionar a inserção dos estudantes de Jornalismo da Ufam na pesquisa, como também agregar conhecimento, na época muito restrito. “O Petcom foi o primeiro de Comunicação no País e o primeiro na Ufam. A ideia foi iniciar a pesquisa na graduação e preparar os alunos para a pós-graduação. Inseri os nossos alunos num programa que, além de desenvolver a ideia da pesquisa, promovia o acesso a novas informações que não tínhamos visto em sala de aula”, recordou Walmir de Albuquerque.

O Petcom foi implantado em 1989, e as três primeiras estudantes selecionadas que formaram o grupo foram:  Carla Carneiro, Elizabeth Costa e a atual professora do curso de Jornalismo Ítala Clay de Oliveira. A passagem pelo Programa influenciou a carreira profissional e acadêmica de muitos estudantes. A professora Ítala Clay confirma isso: “Não consigo pensar a Universidade, o curso de Jornalismo e toda a minha carreira acadêmica sem pensar na minha trajetória no PET. Foi um marco singular para minhas escolhas acadêmicas e como pessoa também. Foi fundamental para as minhas escolhas ética, estética e profissional. Toda essa riqueza de experiências que tivemos no PET foi muito importante na minha vida”, destacou a docente e ex-petiana.

Sempre atualizado

A atual tutora do Petcom, professora Célia Carvalho, ressaltou que a comemoração dos 31 anos do Programa resgata toda a história dos ex-tutores e dos estudantes que atuaram no PET. “Esta solenidade é importante porque resgata toda uma história daqueles que se dedicaram ao Programa desde a sua criação. Quando assumi a tutoria, no ano passado, nós desenvolvemos diversas atividades, inclusive, nos preparamos especialmente para este evento, que é o lançamento do site do PET institucional (vinculado ao provedor da Ufam), a revista A Catraia e o Memorial Petcom”, afirmou a tutora do Petcom, professora Célia Carvalho.

A estudante do 6º período do curso de Relações Públicas, Gabrielle Peixoto, atual petiana, destacou a importância de participar do Programa para adquirir novos conhecimentos e também  deixar um legado para outros estudantes. “Meu objetivo é aprender coisas a que eu não teria acesso no curso, somente nas aulas, fazer o intercâmbio com outros estudantes e qualificar ainda mais a minha formação. Estou contribuindo com o Memorial Petcom e com a revista impressa "A Catraia". Espero deixar um legado para os novos alunos que ingressarem no Programa”, concluiu a estudante.

Sobre os Programas PET

Sob a orientação de um professor tutor, cada grupo é formado por alunos de determinada área de conhecimento. Por meio de atividades extracurriculares, os membros do programa realizam projetos que os auxiliam em sua formação acadêmica e profissional, bem como contribuem para sua formação como cidadãos e no entendimento do compromisso social das suas futuras profissões. As atividades são baseadas em três pilares principais: ensino, pesquisa e extensão.