Página inicial > Últimas Notícias > Na defesa do Memorial Acadêmico da professora Rosemara Staub de Barros, teve música e histórias para “ficar na memória”

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 16h06
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

A defesa ficou marcada pelas apresentações do Coro de Câmara, regido pelo Maestro Hermes Coelho, e dos docentes Elias Souza, João Gustavo Kienen e Sérgio Anders

Texto: Neuton Gomes
Edição: Equipe Ascom Ufam

A diretora da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) defendeu seu Memorial Acadêmico no último dia 22 de novembro, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Sede. O título da apresentação, “Um pouco de mim e muito sobre nós”, resumiu a proposta da defesa, que, após aprovada pela banca avaliadora, conduziu a docente ao mais elevado nível na carreira do Magistério Superior.

Na defesa, que “é pra ficar na memória”, a oradora abordou, de forma cronológica, todas as bases de sua formação musical. Tudo começa ainda criança sendo relatados fatos emocionantes de sua vida como lembranças retratadas em seu diário, as aulas particulares de piano, a vizinhança e a sua família. Foram expostos muitos detalhes que, na verdade, fizeram parte da trajetória que a trouxe ao momento da defesa.

De sua relação apaixonante pelo piano, prosseguiu sua instrução na academia e, depois da formação, chegou ao Amazonas para constituir carreira na docência, na pesquisa e extensão e na administração de eventos, projetos e instituições. Ao longo desse tempo, ficou demonstrada sua capacidade e competência como gestora, ao colaborar pelos avanços alcançados na área da Cultura. A professora foi uma das responsáveis pelas bases da atual Faculdade de Artes, por projetos de extensão como o Programa Escola de Artes, pela organização de eventos nacionais e internacionais e pela preceptoria de nos cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, a professora está na função de presidente da ANPPOM e é diretora da Faartes.

Além de todas essas credenciais, a defesa ficou marcada pelo bom número de presentes e pelas apresentações do Coro de Câmara, regido pelo Maestro Hermes Coelho, e dos docentes Elias Souza, João Gustavo Kienen e Sérgio Anders. A Comissão foi presidida pelo Professor Sergio Ivan Gil Braga (Ufam) e teve como membros os docentes Reginaldo Gomes de Oliveira (UFRR), Rucker Bezerra de Queiroz (UFRN) e Maria Inês Gasparetto Higuchi (Inpa).

Currículo resumido

É docente da Ufam, lotada desde (1990), no curso de Artes e atual diretora da Faculdade de Artes/Faartes, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-Ufam). Possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2002), mestrado em Artes (Música) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, 1996) e graduação em Educação Artística (Música) pela Faculdade de Artes Santa Marcelina (1980/1982).

É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Criação em Arte. Durante a carreira profissional, foi coordenadora acadêmica (pro-tempore) da Faartes (04 a 05/2017); coordenou as turmas de primeira licenciatura em Música do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica/ Parfor, no interior do Amazonas (2010/2017); coordenou o curso de Música da Ufam (2012/2013) e o Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA).

Na pesquisa, têm experiência em Artes, com ênfase em Arte-Cultura, Arte-Educação, Artes Visuais e Educação Musical, atuando, principalmente, nos temas de pesquisa: Processos de Criação, Crítica Genética, Artes Visuais, Semiótica da Cultura e Educação Musical. É associada na ABEM, ANPPOM, FLADEM, ABET, MANUSCRÍTICA e FAAEB.