Página inicial > Últimas Notícias > Ufam prorroga chamada de ‘Soluções Sustentáveis para Amazônia da SDSN-Amazônia’ até março de 2020

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 14h24
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Solutions Network - SDSN) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), prorrogou até dia 13 de março de 2020 a chamada de ‘Soluções Sustentáveis para Amazônia da SDSN-Amazônia’. A ideia é dar visibilidade e incentivar às boas práticas da Ufam que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região Amazônica.

A iniciativa quer identificar dentre os grupos de pesquisa e extensão da Ufam, aqueles que desenvolvem programas, projetos e ações que possam ser considerados portadores de soluções para o desenvolvimento sustentável. Os aprovados passarão a figurar na plataforma de soluções da Rede SDSN-Amazônia.

O regulamento para participar da chamada está disponível aqui. A inscrição ocorrerá exclusivamente, via internet, com o preenchimento do formulário online disponível neste link. Os formulários podem ser preenchidos em português ou inglês.

Avaliação

A avaliação será em duas etapas e liderada pelo Comitê Técnico-Científico da Plataforma de Soluções presidido pelo pesquisador Adalberto Luis Val (Inpa, Brasil). A primeira é a seleção das cinco melhores soluções pelo Comitê. Em seguida, os proponentes finalistas apresentarão as soluções no modelo TEDx de oito minutos, explicando a solução e como contribui com o alcance de algum dos ODS na região Amazônica.

Os critérios de avaliação nas duas fases serão: relevância, caráter inovador, viabilidade financeira, escalabilidade, impacto atual ou potencial e aderência aos ODS.

Premiação

As cinco melhores soluções serão apresentadas para o público em geral no dia 6 de maio de 2020. O primeiro colocado receberá uma mobilidade nacional para participar de congresso, simpósio, fórum ou evento acadêmico para um estudante, estagiário, professor ou pesquisador da Ufam, a partir do mês de abril 2020. O segundo colocado será contemplado com prêmio ainda a ser definido. Já o terceiro, o quarto e o quinto colocados serão contemplados com um certificado de premiação.

Os três primeiros colocados serão exibidos no site e nas redes sociais da SDSN-Amazônia e da Ufam. Todas as soluções aprovadas, após a avaliação, serão divulgadas na Plataforma de Soluções promovida e divulgadas no site da organização SDSN Amazônia.

A Plataforma de Soluções é online, georreferenciada e trilíngue (Português, Espanhol e Inglês). Lá são divulgadas, em um só lugar, soluções para os grandes desafios do desenvolvimento sustentável na região amazônica propostas por organizações públicas, sociedade civil, universidades, institutos de pesquisa e organizações não governamentais.

SDSN – Amazônia

A SDSN-Amazônia é uma rede regional criada em 2014, que integra a rede global, e visa mobilizar o conhecimento local na busca por soluções para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável dos países da Bacia Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). Além de promove o diálogo com universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, instituições governamentais e setor privado que desenvolvam soluções sustentáveis para a região Amazônica.

Dúvidas e esclarecimento podem ser dirigidos ao ponto focal da Ufam na SDSN-Amazônia, professor Henrique Pereira (E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)