Página inicial > Últimas Notícias > Publicação científica de graduandos é tema de palestra durante o II Congresso de Iniciação Tecnológica e Inovação da Ufam

• Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 14h50
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

A palestra “Scientia Amazonia, a importância da publicação na Graduação” foi proferida na tarde desta quinta-feira, 21, pelo diretor de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Protec/Ufam), professor Genilson Pereira Santana, e seguiu o cronograma de apresentações do Congresso de Iniciação Tecnológica e Inovação (II CIT&I). O evento ocorreu até esta sexta-feira, 22, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), localizada no Setor Sul do Campus Universitário.

O periódico Scientia Amazonia tem a missão de divulgar a produção acadêmica e científica de todas as áreas do conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas) via eletrônica, nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. A revista contempla os resultados de investigações científicas e revisões bibliográficas produzidas por alunos de graduação e pós-graduação. A ideia é possibilitar o debate científico de pesquisadores, professores e alunos das diversas áreas do conhecimento.

Criada em 2012, tem a publicação de três fascículos nos meses do ano. O professor Genilson Santana, durante a palestra, disse que a temática desenvolvida no evento tem sua importância, porque trata sobre publicação na graduação, embora mais no sentido do marketing. "Isso ocorre quando boa parte dos alunos da graduação tomam consciência sobre a importância de publicar seus trabalhos de pesquisa", disse. Ele questionou ainda: "Publicar para quê?. Nesse aspecto, a palestra ganha suporte em dois questionamentos: o que é publicação? E de como divulgar a sua publicação?"

O docente acredita que, nos últimos tempos, a publicação da pesquisa acadêmica deixou de ser “dor de cabeça” do pesquisador quando se refere à publicação em revista científica no modo eletrônico. A Scientia Amazonia tem sido a diferença nos sete anos de existência para o graduando divulgar seu trabalho. Nesse sentido, o professor questionou quais são os efeitos de uma publicação. "O que ocorre quando uma publicação é veiculada em uma revista?", indagou. "Esse processo de publicação similar à veiculação de um determinado artigo em um jornal impresso que, após uma consulta, há uma explosão no processo de divulgação para outros veículos de comunicação. Isso ocorre com a revista", explicou o professor.

Para Santana, há dez anos ocorria o nascimento das redes sociais, por exemplo, o Facebook é a demonstração disso, e também nascia a rede social voltada para a divulgação do trabalho científico,  possibilitando a sua divulgação. “A academia deixou de ficar fechada para a sociedade. Com a explosão da Internet, o artigo científico deve sair da fronteira da Universidade”, comentou o professor.

Em 2012, nascia a revista eletrônica que atingiu, em 2019, 350 artigos publicados. O docente disse que, somente este ano, foram publicados 65 artigos com previsão de cerca de 50 trabalhos pelo Pibid em suplemento, compreendendo congressos, encontros, workshop e outros. "A revista eletrônica não se restringe somente à área tecnológica", argumentou o professor.

Ainda de acordo com ele, ela tem características interdisciplinares, abrangendo as áreas da Educação, das Ciências Exatas (Engenharias) e das Humanidades. "A revista divide as publicações por área de conhecimento, mas a área da educação tem sido em maior número. A Scentia Amazonia extrapolou a fronteira da Universidade, atualmente, com  publicações de pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa", completou o docente.

Pesquisa provedora do conhecimento

Para Natacha Ianuse dos Santos, aluna do 6⁰ período do curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia (ICSZ/Campus Parintins) que participou da palestra proferida pelo professor Genilson Pereira Santana, acredita na relevância da pesquisa científica como processo de construção do conhecimento e que sua divulgação possa ganhar amplitude, saindo do âmbito acadêmico a lugares onde a população possa cada vez mais, ter acesso e benefícios desse conhecimento.

“A divulgação da pesquisa deve ser mostrada para a população, até porque não é somente a comunidade acadêmica que precisa saber, mas a população, de modo geral, deve ter ciência dos métodos e resultados da pesquisa”, esclareceu a acadêmica.

Ela que se concentra seu projeto na área de Agronegócio e Alimentos apresenta pesquisa cujo titulo é “Caracterização de rebanhos leiteiros da raça girolando através da tipificação de marcadores moleculares para Kappa-caseína”.

Nessa pesquisa, o objetivo é tipificar o DNA do rebanho pela identificação dos marcadores moleculares da Kappa-caseina (proteína do leite), visando à melhoria do rebanho quanto à produção e à qualidade.