Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docentes e acadêmicos do ISB participam do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Manaus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes e acadêmicos do ISB participam do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Manaus

  • Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h45
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 864

O evento foi realizado no período de 11 a 14 de novembro de 2019, em Manaus, e é um dos mais importantes do País nessa área

O tradicional Congresso na área de Enfermagem, um dos mais importantes da área no Brasil, foi realizado na semana passada, na cidade de Manaus, depois de 37 anos desde a última realização em Manaus.  O evento teve a participação de 23 alunos do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) e professores. Eles participaram ainda da 12º Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (JBGEN) e do 5º Seminário Internacional sobre o Trabalho da Enfermagem, todas direcionadas ao tema central “Enfermagem e os sentidos da equidade”.

Pelo Instituto, foram apresentadas diversas pesquisas científicas desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso de Enfermagem. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar como monitores no maior evento brasileiro de Enfermagem. “A troca de conhecimentos que tivemos com outros discentes e docentes de vários estados e instituições do país nos permitiu uma experiência sem igual. Se formos analisar o que o tema central do congresso propôs: “Enfermagem e os sentidos da equidade”. Equidade é abraçar, é entender que as oportunidades não são iguais para todos e que cabe a nós futuros enfermeiros a transformação positiva da realidade de uma pessoa através de gestos que emanam humanidade e justiça social”, afirmou a discente Mariana Paula.

Participação efetiva

Durante o evento ocorreram palestras, mesas-redondas, talk show, minicurso, cursos, amostras, debates e oficinas. Dentre as oficinas, destacou-se a de “Práticas de Educação Popular em Saúde Indígena como ruídos da comunicação e pensamento”, que teve como facilitadoras as professoras Hermelinda Albuquerque (ISB/Coari) e Priscilla Mendes (EEM/Manaus), além de ter contado com a participação dos monitores os acadêmicos de enfermagem Mariana Paula, Edinei Parente e Tatiana Lobato.

Uma das mesas-redondas contou também com a participação de um dos docentes do ISB, professor Abel Santiago Muri Gama. A mesa-redonda teve como tema “Desafios da enfermagem para promoção da equidade em diferentes grupos sociais (classe, gênero, geração, raça-etnia, cultura)”.

Na oportunidade o professor problematizou a “Equidade na Saúde das Populações Ribeirinhas do Amazonas” ilustrando o modo de vida, cultura e restrições de acesso à saúde pelos ribeirinhos. Ao final de sua exposição, discutiu a formação de enfermeiro (a)s sensíveis a realidade amazônica e o importante papel do Instituto de Saúde e Biotecnologia na formação destes profissionais por meio de práticas de campo realizadas na disciplina de Saúde Coletiva e Saúde das Populações Amazônicas do curso de enfermagem.

Lançamentos

Neste evento ocorreu também o lançamento do livro “Rede de Apoio e Necessidades Educacionais de Cuidadores de Idosos Dependentes no Contexto Amazônico” do professor do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Deyvylan Araujo Reis, no dia 13 de novembro. A obra é resultado de estudo realizado por ele e orientado pela professora Ana Paula Pessoa de Oliveira. O conhecimento obtido é proveniente da dissertação de Mestrado associado em Enfermagem e busca investigar a configuração da rede de apoio e as necessidades educacionais a partir das perspectivas dos cuidadores familiares de idosos dependentes.

“Foi uma experiência enriquecedora não só para os docentes do ISB, mas para os alunos, pois possibilitou conhecimento nas diversas áreas especificas da profissão, além de interagir com outros acadêmicos e professores de outros estados”, afirma o docente Deyvylan Reis.

Durante o evento, o professor Deyvylan Araujo Reis, obteve o título de especialista“Enfermagem Gerontológica”, conferido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN). Apenas 19 enfermeiros têm essa titulação concedida pela Associação em todo o Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página