Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Ufam participam de congresso internacional na área de Ciência dos Alimentos

• Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 12h18
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Pedro Campelo editado por Juscelino Simões

Cerca de mais de 20 alunos da graduação em Engenharia de Alimentos da Ufam participaram do 13° Simpósio Latino-Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA) em Campinas. O evento é organizado pelos professores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp) e é um dos mais tradicionais na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no país.

Com a temática ‘O futuro do alimento’, o SLACA deste ano contou com a participação de mais de mil congressistas e pesquisadores de diversos países da América Latina que apresentaram trabalhos sobre processamento e consumo de alimentos. “A temática desta edição do SLACA proporcionou novas percepções em relação a indústria de alimentos pois o engenheiro precisa conhecer tanto o processamento quanto os efeitos dos alimentos na saúde do consumidor”, afirmou Luciedry Carvalho, aluno finalista do curso da Ufam.

Novas experiências permitiram novas visões

A aluna Sara Comapa, do 6° período de Engenharia de Alimentos da Ufam destacou a importância da participação dos alunos de graduação em congressos e eventos da área. “Estes eventos possibilitam que os alunos possam conhecer novas pesquisas na área de alimentos, principalmente em novas tecnologias de processamento que poderão ser utilizadas em frutas e vegetais da nossa região”, destacou a estudante.

A estudante do 8º período do curso de Engenharia, Erika Santiago, reconheceu a importância dos novos conhecimentos para serem aplicados na indústria de alimentos do Amazonas. “No evento foram apresentados aos congressistas diversas tecnologias de processamento de alimentos mais limpas, sem a geração de resíduos tóxicos ou poluentes. Isto é muito interessante para nossa região já que prezamos pela conservação do ambiente e adoção de tecnologias sustentáveis”, disse a estudante.

Os alunos tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada pelos laboratórios e plantas pilotos da FEA/Unicamp. A aluna Andria Loureiro, do 6° período, salientou a importância da visita a estrutura da Unicamp. “A visita a FEA/Unicamp expandiu as possibilidades dos alunos que querem seguir a carreira acadêmica, podendo realizar o curso de mestrado ou doutorado. A visita possibilitou conhecer novos equipamentos e plantas pilotos para diversas áreas de alimentos como carnes, cereais, leites, métodos de extração e tecnologias emergentes”, salientou a estudante.

Iniciação científica da Ufam gera bons resultados em evento internacional

Ao todo, os alunos apresentaram 15 trabalhos desenvolvidos nos laboratórios da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Ufam) com temáticas diversas voltadas para Amazônia, enfatizando o uso de alimentos e microrganismos da região. Os trabalhos apresentados foram oriundos predominantemente dos programas de iniciação científica como o PIBIC e o PIBITI. “O PIBIC/PIBITI possibilita o contato do discente com a pesquisa científica, promovendo novos horizontes, aprofundando o conhecimento e o aprendizado de novas técnicas”, afirmou Joyce Paixão, aluna do 8° período.

Os programas de iniciação científica da Ufam motivam o desenvolvimento de pesquisas voltadas para valorização dos produtos amazônicos, popularizando o regional para o restante do Brasil e também a nível mundial. O professor Pedro Campelo, do curso de Engenharia de Alimentos reforçou a importância de os alunos participarem de eventos científicos. “O aprendizado fora de sala de aula é muito importante para a formação do profissional em Engenharia de Alimentos. Para aqueles que querem seguir carreira na indústria ou em ensino e pesquisa, o contato com novos conhecimentos é essencial para uma formação sólida e diferenciada. O evento serviu para que os participantes tivessem uma visão de que indústria e ciência caminham juntas”, afirmou Pedro Campelo.