Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de mestrado em Direito retratam grupos sociais excluídos em exposição fotográfica

• Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 13h49
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Juscelino Simões

Equipe Ufam

Estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufam (PPGD), da linha de pesquisa Constitucionalismo e Direitos na Amazônia realizam a ‘Exposição Temática Políticas Públicas e Direitos à Diferença’. São 50 imagens que se encontram nos painéis localizados no corredor do IFCHS (entre o 1º e o 2º bloco administrativo) que retratam grupos sociais excluídos. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de novembro.

A exposição temática sobre Políticas Públicas e Direitos à Diferença organizada pelos alunos do mestrado em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia, e orientada pelo professor Humberto Bersani, tem por objetivo apresentar fotografias sobre grupos sociais excluídos, cujos fatores de exclusão são: raça, gênero, deficiência e sexualidade.

À luz dos mandamentos constitucionais e em cotejo com a realidade brasileira, a exposição mostra que o direito à igualdade se transforma em discriminação negativa. Além disso, o respeito à diferença está vinculado ao princípio da dignidade humana, que conclama posturas estatais e uma reestruturação da própria sociedade para a proteção daqueles que são diferentes em virtude de quaisquer fatores.

Após um período de intensos debates e seminários dirigidos, com abertura do pensamento jurídico ao lugar de fala dos grupos excluídos, esse é o momento de compartilhar a expansão da consciência em nosso dever de avivar as diferenças para promover igualdade.

“A disciplina Políticas Públicas e Direitos à Diferença, ministrada pelo professor Humberto Bersani, foi importante por ter despertado nosso olhar para realidade vivenciada pelas minorias. Foram abordadas diversas categorias que são oprimidas na sociedade como: negros, transsexuais, as mulheres, pessoas com deficiência. A disciplina foi além do que habitualmente é trazido pelo meio acadêmico. Pudemos vivenciar os problemas dessas categorias e sensibilizar o nosso olhar jurídico para a ausência de políticas públicas delas”, destacou o mestrando Mateus Mendes Valério.

A estudante do 2º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam, Evelyn Freire, afirmou que a exposição é significativa para sensibilizar o público para os aspectos dos direitos sociais e o respeito que a pessoas devem ter para suas escolhas. “A exposição retrata bem a realidade de como a sociedade exclui as categorias minoritárias. É importante que as pessoas reivindiquem seus direitos, que sejam respeitadas pelas suas escolhas”, disse a estudante.