Página inicial > Últimas Notícias > 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem aborda “Sentidos da Equidade” com participação de profissionais e discentes da Ufam

• Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 16h05
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Com mais de três mil inscritos, o Congresso terá apresentação de 1.920 trabalhos em formato de e-Pôster, comunicações orais e prêmios, além de seminários, mesas-redondas, palestras, conferências e talk shows

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Pela terceira vez, e depois de 37 anos desde a última, o Amazonas sedia uma edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que está em sua 71ª edição. A realização do evento no estado se torna ainda mais significativa porque, no próximo dia 3 de dezembro, a Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), completa seus 70 anos. Com extensa programação até esta quinta-feira, 14, o evento aborda o tema “Enfermagem e os sentidos da Equidade”.

Simultaneamente, ocorrem a 12ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (JBEG) e do 5º Seminário Internacional sobre o trabalho em Enfermagem (SITEn), com atividades no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasquez, localizado na Avenida Constantino Nery. Além das atividades acadêmicas, o salão principal abriga stands com os mais variados segmentos (artesanato, instituições de ensino, projetos), inclusive uma exposição de lumiares, que são as lâmpadas a óleo em forma de lamparina grega que simbolizam o curso.

Visite a página dos eventos e veja a programação completa.

O Congresso Nacional apresenta números impressionantes: são mais de três mil inscritos, entre estudantes, técnicos em Enfermagem, profissionais e pesquisadores da área e afins. Ao todo, 1.920 trabalhos serão apresentados, sendo 1.278 em formato de e-Pôster (digital), 599 em formato de comunicações orais e outros 43 selecionados para concorrer aos prêmios em cada uma das categorias abrangidas na programação deste ano. Há também conferências, seminários satélites, mesas-redondas, palestras e talk shows.

Esse conjunto de trabalhos está distribuído em três eixos temáticos: Eixo 1 - Desafios para a prática de justiça social e de sustentabilidade ambiental; Eixo 2 - Desafios para uma prática equânime e grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, geração, raça, etnia e cultura; e Eixo 3 - Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas,  famílias e comunidades  em situação de vulnerabilidade.

Enfermagem no Amazonas

Diretor da EEM, o professor Esron Soares Carvalho Rocha também preside a seccional Amazonas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Ele não esconde a satisfação que a Ufam e a Unidade Acadêmica têm de colaborar ativamente para a realização desse tradicional evento da área. “Desde 1982, quando o Amazonas sediou o Congresso pela última vez, já se passaram 37 anos. Para receber o CBEn em 2019, nós concorremos com outros estados brasileiros... Em fevereiro de 2018 , ganhamos, nesse pleito, o evento nacional”, afirmou ele.

Ele destacou ainda que a realização do evento é fruto do trabalho conjunto do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), que é o serviço de atendimento da Ufam vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). “Nossos professores estão à frente de muitas das comissões do Congresso, inclusive, concorrendo aos Prêmios com seus trabalhos e orientando pesquisas e artigos”, destacou o presidente da CBEn Amazonas.

A respeito do tema, ‘Enfermagem e os sentidos da Equidade’, o professor explicou: “Equidade é um princípio do SUS que diz para se tratar diferente quem tem demandas diferentes. Na verdade, é uma forma de corrigir as injustiças sociais. E nós, que trabalhamos no Amazonas, precisamos entender que Enfermagem é esta que fazemos neste cenário amazônico, por isso é importante mostrar ao resto do País que esta é uma Enfermagem técnica, baseada em evidências, sem improvisação de cuidados, mas, ao contrário, levando para a nossa população um cuidado qualificado nessa área”.

Stand da Ufam

A professora Ana Paula de Carvalho coordena o curso de Enfermagem da Ufam e foi a responsável por organizar a participação da Escola no stand que a Universidade mantém no evento nesses três dias. Segundo ela, a proposta é trazer alguns elementos do curso, em especial a homenagem pelos 70 anos que a EEM completa no próximo dia 3 de dezembro. “Neste ano, coincidiu de o Congresso ocorrer aqui em Manaus, de modo que trazemos para cá alguns elementos que resgatam a trajetória da Escola, que é a mais antiga da região Amazônica. Cada segmento vai compor algo neste espaço, por exemplo, a Comissão dos 70 anos, que eu coordeno, vai trazer um pouco desse histórico”, explica a professora Ana Paula.

Além disso, o stand vai ser o lugar para que os estudantes da graduação possam apresentar o tema da obstetrícia, enquanto a pós-graduação, com o mestrado, apresentará banners das suas pesquisas. “Boa parte dos nossos discentes estão atuando como monitores do Congresso, além de apresentarem seus trabalhos e participarem ativamente de toda a sequência de atividades, de forma que foi elaborada uma escala de permanência no stand”, informou a docente, garantindo que esta seja uma oportunidade de mostrar o que a Enfermagem da Ufam tem realizado, seja no Ensino, na Pesquisa ou na Extensão.