Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu) completa dez anos produzindo pesquisa, ensino e extensão

• Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h43
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos e professores da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas acesso a um espaço dotado de equipamentos de alto padrão para o desenvolvimento de pesquisa científica no contexto da atividade física, do esporte e ainda um espaço de ensino e aprendizagem, o Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu) completou dez anos (criado em 5 de novembro de 2009).

Ao longo de dez anos do Laboratório as ações se ampliaram, iniciando o atendimento à comunidade através de projetos de PACE, PIBEX e Autossustentável, este último ocorre por meio da empresa júnior Kinergy, que remete aos acadêmicos da educação física e fisioterapia a oportunidade de entender como gerenciar uma empresa. Para compreender o potencial desta ação, a coordenação do Ledehu apoia, a 10 edições, o programa de emagrecimento mais popular da cidade de Manaus, o ‘Manaus Mais Saudável’.

O foco do Ledehu é a formação de alunos no campo científico. Durante esses dez anos mais de 50 alunos participaram de projetos de iniciação científica e alguns seguiram para programas de pós-graduação stricto sensu em diversas universidades brasileiras como a Universidade Federal de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina, além de universidades estrangeiras, como a Universidade do Porto. O professor do quadro da FEFF, João Claudio Machado, é um exemplo disso. Ele fez parte da primeira turma de alunos do Laboratório.

O local também tem promovido nos últimos anos, ações junto as escolas estaduais e municipais através do ‘Dia Nacional da Biomecânica’, evento que oportuniza aos alunos do ensino básico se aproximar de métodos de pesquisa desta importante área do conhecimento.

Nesta mesma linha, o espaço proporciona junto ao Comitê de Pesquisa da FEFF a possibilidade de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) visitarem o Laboratório. Neste ano, já estiveram no local o curso de Educação Física do Instituto Federal de Roraima, e nesta semana receberá a visita de boa parte das IES de Manaus (Unip, Uninassau, Fametro e Estácio).

O atual coordenador, professor Ewertton Bezerra, membro fundador e 1o coordenador do Ledehu, destaca que já estão previstas visitas do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ) da Ufam, a qual existe uma parceria em projeto com o professor Wagner Domingues, e do Ifam para 2020.

O Laboratório de Desenvolvimento Humano da FEFF, ao longo destes 10 anos, vem cumprindo seu papel de estar entre os laboratórios científicos de maior referência no Brasil, contribuindo para a realização de descobertas científicas no contexto da atividade física, esporte e reabilitação, favorecendo a compreensão e aplicação deste conhecimento pela sociedade e valorizando o compromisso com a sociedade em formar profissionais capacitados com a interface da ciência aplicada e da ética.

Os membros atuais são os professores Ewertton Bezerra (coordenador), João Cláudio Braga Pereira Machado (vice-coordenador), Aline Arcanjo Gomes, Kelly de Jesus, Karla de Jesus, Roseanne Gomes Autran, João Otacilio Libardoni dos Santos, Mateus Rossato, Vinicius Cavalcanti e Carlos Masashi Otani.

“O Ledehu cumpre um papel importante na formação do profissional de Educação Física e Fisioterapia. É um local dotado de equipamentos de alto padrão e utilizado em inúmeras pesquisas que são disseminados por dez professores por meio de projetos de pesquisa em diversas áreas dentro da atividade física, do esporte e da reabilitação, oportunizando aos alunos o entendimento de como a ciência pode ser aplicada nos campos que eles devem escolher futuramente como área profissional. Além dos projetos estarem ligados diretamente ao atendimento da comunidade, o Laboratório tem hoje agregado projetos de extensão nos quais temos inúmeros atendimentos”, destacou o coordenador do Ledehu, professor Ewertton Bezerra.

O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, João Libardoni, ressaltou que é uma satisfação ter o Ledehu completando dez anos e ter certeza que o local contribuiu enormemente na formação do profissional da área. “É uma grande satisfação pra unidade ter o Laboratório de Estudo do Desempenho Humano completando dez anos e poder observar o crescimento nesse período. Ao longo dos anos o Laboratório se modernizou e cada vez mais ampliou sua atuação na pesquisa, no ensino e na extensão”, afirmou o diretor João Libardoni.

A estudante do 6º período do curso de Educação Física/Promoção de Saúde e Lazer, Glenda Buzaglo, disse que o Ledehu é um importante espaço para pesquisa e que contribui na avaliação da condição física. “O Laboratório é um espaço importante para nós estudantes desenvolver pesquisas e ampliar nosso conhecimento”, disse a estudante.