Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Florestal têm prática de campo em Itacoatiara

Alunos de Engenharia Florestal têm prática de campo em Itacoatiara

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 11h21
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Entre os dias 22 e 26 de outubro, docentes e discentes do curso de Engenharia Florestal, vinculados à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participaram da prática de campo no município de Itacoatiara (AM), especificamente nas dependências da empresa Precious Woods, Mil Madeiras Preciosas, e em serrarias de médio porte do município. A atividade foi coordenada pelos docentes Alberto Pinto e Nabôr Pio.

A ideia foi proporcionar aos discentes uma visão técnica, com conhecimento científico, da futura profissão, além da observação das atividades de manejo florestal da empresa desde o planejamento da exploração, transporte e atividades na indústria no processamento da madeira. Segundo o docente Alberto Pinto, a empresa Precious Woods, Mil Madeiras Preciosas é referência na Amazônia no desenvolvimento das atividades de manejo florestal.

“A atividade proporciona ao futuro engenheiro florestal uma vivência prática junto à uma empresa consolidada do setor com certificação das atividades de campo e de seus produtos exportados para a Europa, Ásia e Estados Unidos. As atividades de manejo florestal da empresa passam por rigorosos princípios e critérios de avaliação da sua certificação, observando seu desenvolvimento desde a fase de planejamento até a sua execução em campo”, destacou o professor.

O docente lembrou também que muitas dúvidas em relação à metodologia e a procedência de atuação foram devidamente esclarecidas, conferindo o suporte necessário para a aprendizagem do trabalho de exploração, manejo e indústria florestal, objetivo das disciplinas envolvidas. “Foi uma oportunidade ímpar para os discentes acompanharem essas atividades para edificar os conceitos vistos em sala de aula, especificamente nas disciplinas de Exploração, Manejo e Indústria de florestas tropicais na Amazônia. Acredita-se que a interação desse binômio Universidade-Empresa é um dos sustentáculos da aprendizagem, pois, promove a oportunidade de um contato do discente em tempo real com o seu futuro ambiente de trabalho como engenheiro florestal”, concluiu.

Estiveram envolvidos na atividade a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proadm), setor de transportes e o diretor de Operações Florestais da PW, Mil Madeiras, João Cruz e os Engenheiros Florestais Marcos Souza e Bruno Rodrigues da PW, Mil Madeiras.