Página inicial > Últimas Notícias > ISB - Curso de Fisioterapia forma 21 cuidadores de idosos em Coari

ISB - Curso de Fisioterapia forma 21 cuidadores de idosos em Coari

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 13h52
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

A Liga de Estudos e Intervenção em Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica (LEIFIGG), ligada ao curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia, entregou para a comunidade de Coari 21 cuidadores de idosos. Os cuidadores foram capacitados em uma parceria com a Pastoral do Idoso da comunidade São João Batista.

As aulas começaram em agosto e foram ministradas pelos alunos da Liga, com supervisão e orientação do professor Hércules Campos. O curso, com carga- horária de 75 h, teve aulas teóricas e práticas com os seguintes temas: o papel e a função do cuidador de idosos; sinais vitais no idoso; a importância da atividade física para o idoso, administração de medicamentos para o idoso; estimulação cognitiva para o idoso; cuidados básico de higiene para o idoso; a importância do sono para o idoso; mudanças de decúbito no idoso; cuidados com o idoso com demência; cuidados com o idoso após Acidente Vascular Encefálico (AVE); transferências do idoso; aspectos nutricionais do idoso; prevenção de quedas para idoso, cuidados com o cuidador de idosos e espiritualidade com o idoso.

Para a cursista Simone Gomes, o cuidador de idosos precisa saber identificar quais as dificuldades que o idoso tem. “O curso me ensinou como devemos nos relacionar com a pessoa idosa e o quanto eles precisam de cuidador e de atenção", contou.

De acordo com o professor responsável pela LEIFIGG, Hércules Campos, o trabalho da Liga possibilita ganhos para a comunidade e para os acadêmicos. “A comunidade recebe cuidadores capacitados e os ligantes, por meio da experiência de ministrar as aulas, adentram profundamente nestes temas. A troca de conhecimento servirá para o discente da Ufam aprimorar os cuidados com os idosos, público que tratarão em suas vidas profissionais”, concluiu.

A entrega dos certificados aconteceu em uma missa solene, no dia 6 de outubro, na comunidade São João Batista, presidida pelo padre Elcivan Alencar.