Página inicial > Últimas Notícias > Semana do Curso de Economia e JEA discutem educação financeira e possibilidades de investimentos

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h09
  • Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h32

Na sua 8º edição, a Semana do Curso de Economia (VIII SCE) e a I Jornada de Economia do Amazonas (I JEA) tiveram início na noite desta segunda-feira, 7, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Fes/Ufam) com a palestra magna “Economia comportamental e as decisões de investir”, proferida por Eduardo Borges. Na ocasião, o professor apresentou trabalhos na área da Economia Comportamental, assim como abordou a pesquisa que trata sobre interferência de fatores biológicos, especificamente o hormônio testosterona, na tomada de decisão quanto a investir.

Estiveram presentes, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o diretor da Fes, professor Antônio Jorge Cunha Campos; o chefe do Departamento de Economia e Análise (DEA), professor Luiz Roberto Nascimento; a coordenadora da I JEA, professora Rosana Zau Mafra; o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Ufam, professor Salomão Franco Neves e a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora Cleísa Bessa. Além das participações do vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), o economista Martinho Luis Gonçalves Azevedo; a representante do Conselho Federal de Economia (Cofecon), a economista Denise Kassama Franco do Amaral. Na ocasião, a professora do curso de economia Valdenei de Melo Parente foi homenageada pela dedicação à Ufam.

De acordo com a programação, na terça-feira, 8, período matutino, o professor Ricardo Coimbra da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC/NE), proferiu a palestra “Cenários econômicos e investimentos disponíveis no mercado”. Além das sessões de palestras, em que participaram Soniura Carvalho, do Banco da Amazônia (Basa) e Marcelo Martins Tachy, gerente regional da  Comercial do Banco Santander. A oficina “Ferramenta de acompanhamento de movimentação da bolsa de valores”, ministrada pelo professor Raphael Costa, da Ufam, deu continuidade a programação, no período vespertino, que teve a exposição de banners de resumos expandidos sobre economia comportamental, empreendedorismo e mercado financeiro. O encerramentos das atividades do segundo dia, foi marcado com a sessão de palestras relacionadas à assessoria de investimentos, proferidas por Dean Luiz Athayde Bizerra (Finis consultoria financeira), João Lucas Castro Alves (EQ Investimentos)  e Carlos Renato Duarte (Norte Invest).

Na quinta-feira, 10, último dia do evento, a programação contará ainda com sessões de palestras e oficinas sobre previdência complementar, organização da vida financeira, entre outras. A palestra de encerramento intitulada “Microfinanças e comportamento financeiro das pessoas de baixa renda: contribuições da economia comportamental” será  proferida pela professora Roberta Muramatsu, doutora em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus, de Roterdã e docente na graduação e mestrado profissional em Economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. A professora é membro da Society for Development of Behavioral Economics, International Network of Economic Methodology e Mont Pelerin Society.

Acesse a programação no site: https://www.even3.com.br/ijea/