Página inicial > Últimas Notícias > Parintins – Projeto de Pesquisa busca voluntários hipertensos até dezembro

Parintins – Projeto de Pesquisa busca voluntários hipertensos até dezembro

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h08
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 08h26

O curso de Educação Física do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins, está com inscrições abertas, até dezembro, para 50 voluntários hipertensos. O projeto é ligado ao Grupo de Pesquisa de Atividade Física e Reabilitação para grupos Especiais (GPARGE) e promove a redução da pressão arterial, por meio de exercícios físicos.

Podem participar maiores de 18 anos, hipertensos que fazem uso de medicação, não fumantes, não diabéticos, sem doenças do coração, sem Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que não realizem atividades físicas há seis meses. Os interessados podem ir na sala D7, bloco 2, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, localizada no campus ou por email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Haverá, de forma gratuita, avaliação e prescrição de exercício físico supervisionado.

De acordo com o docente Wagner Jorge Ribeiro Domingues a inciativa é fruto de observações das pessoas hipertensas na cidade de Parintins. “Vimos que na cidade de Parintins, há muitas pessoas hipertensas. Uma das principais justificativas, é a falta de tempo. Assim, o treinamento isométrico com preensão manual tem demonstrado benefícios na pressão arterial clínica, porém esses benefícios ainda não estão claros na pressão arterial ambulatorial de 24 horas (que é um dado clinicamente mais relevante)”, explicou o professor.

O docente informou também que o treino é inovador por causa do tempo de duração do exercício. “Ao invés de ficar 30 a 40 minutos em uma academia ou correndo ao ar livre, no treinamento de preensão manual, o paciente gastará apenas 15 minutos. Ou seja, o paciente conseguirá benefícios na saúde cardiovascular, bem como economia de tempo para praticar exercício”, concluiu.