Página inicial > Últimas Notícias > Benjamin Constant – Campanha ‘INC pela Vida' mobiliza comunidade acadêmica

Benjamin Constant – Campanha ‘INC pela Vida' mobiliza comunidade acadêmica

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 12h41
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 08h22

O Instituto de Natureza e Cultura (INC) realizou, entre os dias 17 e 20 de setembro, uma série de atividades relacionadas à Campanha ‘INC pela Vida. Todos contra o Suicídio’. Foram mais de 150 pessoas envolvidas em palestra, roda de conversa, mesa-redonda e caminha pela Vida. A Campanha faz parte do Setembro Amarelo e buscou sensibilizar a comunidade acadêmica e sociedade local em relação ao suicídio.

De acordo com a psicóloga da Ufam, Michelle Firmino Guimarães, o trabalho é voltado para a prevenção. “Atuamos junto à prevenção ao suicídio. O espaço foi importante para tratarmos do acolhimento das pessoas em sofrimento psiquíco. Em todas as atividades, ressaltamos a importância de procurar ajuda profissional e, caso não encontre, a pessoa pode conversar com quem confia. Falar é a melhor solução”, explicou.

A palestra de abertura ‘Conversando sobre suicídio e como acolher as pessoas no seu sofrimento psíquico’ foi ministrada pela servidora da Ufam, psicóloga Michelle Firmino Guimarães. Já a mesa-redonda ‘Conversando sobre o Suicídio’, realizada por videoconferência, teve a participação da psiquiatra Silvana Cristina Vasconcelos do Nascimento e da fundadora do Grupo de Apoio aos Pais (GAPS), historiadora Fabíola da Paula Galvão. A roda de conversa sobre a valorização da vida e prevenção do comportamento suicida foi conduzida pelas psicólogas Nígia Pessoa dos Santos, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e Michelle Firmino Guimarães, da Ufam. As atividades foram encerradas com uma caminhada pela Vida com a participação dos alunos e professores da Ufam e da Secretaria Municipal de Educação.

A Campanha é uma realização do setor de Psicologia do INC, com o apoio da direção, secretaria executiva, coordenações acadêmica e administrativa, Serviço Social, comissão de festa junina e discentes. A prevenção ao Suicídio no INC continua no decorrer do ano com o Plantão Psicológico. O público-alvo são todos os acadêmicos que queiram ser atendidos, tem caráter emergencial e oferece atendimento imediato.

Onde buscar ajuda

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Unidades Básicas de Saúde

Upa 24h, Samu (192), Pronto Socorro, Hospitais