Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam gradua novos profissionais do Instituto de Computação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam gradua novos profissionais do Instituto de Computação

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h56
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 16h35
  • Acessos: 2184

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom


Na noite da última terça-feira, 24, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu grau a 12 formandos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software do Instituto de Computação (Icomp), em cerimônia realizada no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul do campus universitário.

A sessão foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga. Também fizeram parte da mesa de honra a diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, o paraninfo do curso de Ciência da Computação, professor Leandro Silva Galvão, o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Raimundo da Silva Barreto, o patrono da turma de Ciência da Computação, professor Altigran Soares, o patrono da turma de Engenharia de Software, professor Arilo Claudio Dias Neto e o homenageado com o nome da turma, professor Moises Gomes de Carvalho.

Após o pronunciamento dos juramentos e o recebimento das outorgas, José Alberto Pacífico tomou o púlpito para proferir seu discurso como orador, representando ambas as turmas. O recém formado em Engenharia de Software mostrou-se grato por ter tido a oportunidade de estudar em uma universidade federal e fazer parte do que considera um dos melhores institutos de computação do Brasil. “Quero desde já agradecer aos nossos queridos professores, que não pouparam esforços em nos transmitir conhecimento. Durante o nosso curso estudamos com profissionais que alcançaram o ápice de determinado conhecimento computacional, muitos deles, inclusive, reconhecidos mundo afora, e participar de tudo isso é muito grandioso”, afirmou o egresso.

O professor Leandro Silva Galvão aproveitou o momento para agradecer o convide para ser paraninfo da turma de Ciência da Computação e oferecer alguns conselhos aos formandos. “Neste momento, a Ufam entrega à sociedade profissionais capazes de transformar as vidas de várias pessoas por meio da computação. Seja na vida pessoal ou profissional, estejam abertos a desapegar de velhas ideias e conceitos e abraçar novos conhecimentos e hábitos, desde que amparados pela ética. Sua passagem aqui pelo planeta deve trazer um significado. Cada um pode contribuir de uma forma diferente, à sua maneira e conforme suas aptidões. Alguns podem adicionar uma linha nesse imenso código, outros podem adicionar um módulo inteiro, outros ainda podem remover trechos desnecessários. Não importa como contribuir ou o tamanho da sua contribuição, mas sim que ela seja livre de bugs de vícios. Erros acontecem, são da natureza humana. Não temam que eles resultem do seu proceder. Saibam reconhecê-los, localizá-los, saná-los e compilar o código da vida mais uma vez”, disse o paraninfo.

Em seu discurso, o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Raimundo da Silva Barreto, chamou atenção para a importância dos professores na formação dos egressos. “Isaac Newton disse: ‘se vi mais longe, é porque me apoiei nos ombros de gigantes’. Esses gigantes são os professores, os técnico-administrativos, os auxiliares da limpeza, os motoristas dos ônibus, os seus familiares, os seus amigos. Portanto, formados, valorizem os professores e defendam a Ufam. A Ufam é um dos nossos melhores patrimônios. Faça tudo com excelência. Não faça simplesmente o possível. Faça o seu melhor dentro das condições que você tem”, instigou o professor.

A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner explanou sobre o crescimento pelo qual os alunos passam durante sua formação na universidade. “Tenho certeza que a pessoa que cada um é hoje é diferente da pessoa que começou o curso, que adentrou o Eulálio chaves para fazer a matrícula. Não é só diferente por conta dos conhecimentos que vocês adquiriram. É diferente porque vocês tiveram uma jornada aqui dentro. O conhecimento em sala de aula sem dúvida é importante, mas a experiência que vocês adquirem nos grupos de estudos, conhecendo pessoas diferentes, com realidades diferentes, com histórias de vida diferentes dentro da universidade também é. Porque essa é a universidade: um universo de diversidade. Isso ajudou a moldar o profissional que vocês serão a partir de hoje. Vocês estão se formando em um instituto de excelência. Os alunos aqui sabem o quanto nos orgulha construir a cada dia este instituto. Nunca se esqueça da Ufam e do Icomp. Quando vocês estiverem sendo gerentes, diretores e donos de start ups, não esqueçam que vocês tiveram essa formação. Muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade que vocês tiveram de sentar no banco de uma universidade pública, e, por isso, acabou não sabendo o que se faz aqui dentro e tendo uma visão errada ou distorcida do trabalho realizado aqui. Estamos vivendo tempos esquisitos onde pesquisas são questionadas, cientistas são desacreditados, verbas para educação são cada vez menores. Mas vocês são testemunhas da seriedade dos professores e professoras que tiveram aqui na Ufam. Esta é uma grande conquista, mas tenho certeza que esta não é a única grande conquista que vocês terão. É a primeira de muitas. Sucesso a todos e todas na vida profissional que se inicia agora”, desejou a diretora do Icomp.

Concluindo a cerimônia, o reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira apontou sobre as responsabilidades e vantagens de se formar por meio do Icomp. “Nós temos muito orgulho do Instituto de Computação da Ufam, que tem nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em sua pós-graduação. Isso é fruto do trabalho de cada professor e técnico-administrativo do instituto, que coletivamente elevam o nome da Universidade Federal do Amazonas. A métrica desta elevação está nos ex-alunos, pois vão nos representar onde quer que estejam. Vocês têm uma tamanha responsabilidade de levar o nome do Icomp e da Ufam, mas tenham certeza de que vocês já são vitoriosos, porque tiveram uma base sólida oferecida a vocês pelos nossos professores e pelos técnicos do Icomp, que estiveram lado a lado nessa jornada. O sucesso já está destinado a cada um dos egressos, que a partir de agora vão se colocar no mundo profissional com a certeza que por trás de vocês estará sempre a nossa universidade e o nosso Instituto de Computação”, disse antes de encerrar a cerimônia de outorga de grau.

 

Confira a lista de formandos:

 

Ciência da Computação

Alan Bastos Gil

Arthur Veloso Gouveia de Melo

Matheus do Carmo de Oliveira

Uriel Guimaraes Bicharra

 

Engenharia de Software

Aglair Pereira Barroncas Neto

Jose Alberto Pacifico da Silva Filho

Lucas Dimitri Correia

Luiz Gustavo Pinto de Arruda

Matheus Lima Alves

Mauricio Reis da Silva Batista

Pedro Vitor Mesquita da Frota

Thalita Naiara Andre Alves

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página