Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Avaliação Psicológica da Fapsi oferece treinamento antiestresse a estudantes e servidores da Ufam

• Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 12h20
  • Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 10h17

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A sociedade moderna é assolada por inúmeras situações no cotidiano que têm impactado nas condições de saúde da maioria. A vida agitada, a busca incessante por metas, principalmente no trabalho, e o isolamento são alguns fatores que têm causado o adoecimento das pessoas. Cada vez mais os números têm se ampliado em razão da desorganização social. As mudanças tecnológicas, adicionadas a um ambiente urbanizado, criaram um ritmo de vida intenso nas últimas décadas, o que tem causado transtornos psicossociais na população.

Por esse motivo é que o Laboratório de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Amazonas (LAP-Ufam), vinculado à Faculdade de Psicologia (Fapsi), está oferecendo aos estudantes e servidores o treinamento antiestresse.

São três projetos de Iniciação Científica (Pibic) desenvolvidos em torno do ‘Programa de Treinamento Antiestresse’, por três estudantes do curso de Psicologia (Gabriel Mouta, Ana Bessa e Henrique Martins), todos sob a orientação do professor José Humberto da Silva Filho. O Programa está com as inscrições abertas para a comunidade acadêmica (alunos, técnicos e professores da Instituição) a partir desta segunda-feira, 23. Para participar, o interessado deve fazer a inscrição preenchendo o formulário disponível em  www.bit.ly/antiestresseufam e aguardar a equipe entrar em contato para agendar o atendimento.

O treinamento antiestresse consiste em um protocolo de seis sessões, sendo uma a cada semana, onde serão ensinadas técnicas de controle de estresse com o uso do equipamento de biofeedback. As sessões ocorrem no LAP, localizado no bloco X do setor Sul do Campus, na Faculdade de Psicologia da Ufam.

Biofeedback

Essa técnica adota um equipamento eletrônico para capturar respostas psicofisiológicas do organismo, ampliando as informações e as projetando numa tela, onde a pessoa é capaz de ver como o seu corpo está reagindo, em tempo real, ou seja, se está mais estressada ou menos estressada. A partir da observação desta condição, ocorre o treinamento, em seis sessões, para aprender a regular as respostas psicofisiológicas.

O programa é uma reedição da atividade originalmente desenvolvida em 2008 pelo professor José Humberto da Silva Filho, voltado para a comunidade interna, tendo obtido na época um excelente sucesso. A adesão ao projeto é voluntária e sem custos para a comunidade.

“Estamos retomando o programa de treinamento antiestresse depois de 11 anos, com técnicas de biofeedback e com algumas inovações, para atender a comunidade interna da Ufam. O Programa Antiestresse tem um protocolo a ser seguido em seis sessões com o voluntário e cada pessoa que deseja participar não recebe nada em dinheiro e nem paga nada, apenas tem o benefício de aprender a controlar os sintomas do estresse, que é uma situação clínica importantíssima capaz de levar as pessoas a um nível de sofrimento e de desgaste alto. Muitas vezes, as pessoas não se dão conta de que estão em um processo de esgotamento das suas condições. Quando a capacidade de enfrentamento se esgota, estamos falando de uma situação de estresse. O Programa Antiestresse é uma possibilidade de instrumentalizar uma pessoa que está numa fase de esgotamento a reagir adequadamente”, afirma o coordenador do Programa, o professor José Humberto Filho.

O estudante do 10º período do curso de Psicologia da Ufam, Gabriel Mouta, afirmou que espera que sua participação no Programa seja produtiva e que possa dar continuidade aos estudos do tema na pós-graduação. “Espero que possa contribuir com as pessoas e pretendo continuar com esse trabalho na pós. É o terceiro Pibic de que participo e pretendo me dedicar a esse novo trabalho”, diz o acadêmico.

"Estou participando deste projeto de iniciação científica com a expectativa de ficar cada vez mais familiarizado com a pesquisa na área de Psicologia. Hoje estou cursando Psicologia para compreender os processos da mente humana”, afirmou o estudante do 6º período do curso de Psicologia, Henrique Martins. A também discente do curso, Ana Bessa, destacou que participar do projeto oportuniza a iniciação à pesquisa, como também a proximidade das vivências do dia a dia de um futuro psicólogo.

Característica do estresse

O estresse é uma reação do organismo ao buscar lidar com algo que esteja ameaçando a estabilidade mental ou física da pessoa. Ele tem componentes psicológicos e biológicos que visam a restaurar o equilíbrio. Ele é necessário em níveis saudáveis, pois contribui para a produtividade e para a sensação de bem-estar. Contudo, quando o estresse interfere na sua vida, tornando cada vez mais difícil a sensação de tranquilidade por um longo período, ele pode ser mais perigoso tanto para mente quanto para o corpo, diminuindo a qualidade de vida da pessoa e a deixando susceptível a outras doenças.

Tipos de estresse

Segundo pesquisadores da área, como Selye e Lipp, o estresse se divide em quatro fases: Alerta, Resistência, Quase-Exaustão e Exaustão. Desse modo, as fases iniciais dizem respeito ao estresse normal, necessário para enfrentar situações desafiadoras no dia a dia. As últimas fases acontecem quando o estímulo que estressa a pessoa não é resolvido, e acaba por adoecer o indivíduo.

Mais informações pelo telefone 98405-4274 (WhatsApp) ou pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.