Página inicial > Últimas Notícias > Palestras sobre a saúde mental no trabalho e aplicação de auriculoterapia abrem a III Semana de Saúde Mental do Servidor

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 11h53
  • Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 10h21

Evento para divulgar práticas de prevenção e promoção de saúde mental será realizado até sexta-feira, 27. Programação é transmitida online para as unidades acadêmicas da Ufam no interior do estado.

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promove, até esta sexta-feira, 27, por meio da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), a III Semana de Saúde Mental do Servidor.  A Terapia do Renascimento, a relação do bruxismo com a ansiedade e a prática de atividade física para aliviar sintomas depressivos estão entre os temas a serem abordados durante o evento.

Setembro Amarelo

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou que a iniciativa da Semana de Saúde Mental é  muito importante para a Instituição. “Quero parabenizar a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e o SIASS por promoverem, durante o Setembro Amarelo, que é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, a terceira edição da Semana de Saúde Mental em nossa Universidade. Todos devemos nos preocupar com essa temática, pois ninguém está a salvo de passar por problemas dessa natureza e esse é o espaço que a Ufam propicia o debate e a promoção da saúde mental”, ressaltou o gestor da Universidade.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, TAE Maria Vanusa de Souza Firmo, à qual está subordinado o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da Universidade (DSQV), destacou que é necessário dar uma pausa na intensa rotina de trabalho para refletir sobre a saúde mental. “Essa terceira edição de um evento voltado a cuidar de nossa saúde psicológica é a oportunidade de termos acesso a orientações quanto aos sintomas e sinais de alerta em relação à saúde mental no ambiente de trabalho, um assunto importante, que pauta nossa vida cotidiana. Espero que todos os servidores da Ufam e de outras instituições aproveitem este momento”, discursou a pró-reitora.

A gestora do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), Renata da Costa Pinheiro, afirmou que é muito bom promover esses momentos para debater sobre o combate ao sofrimento mental. “Nós já conquistamos espaços para abordar esse assunto, mas ainda há preconceito em relação ao sofrimento mental e eventos como este ajudam a quebrar essa barreira. É preciso entender que o sofrimento pode chegar em nós mesmos e nas pessoas que amamos e temos que identificar e pedir ajuda aos profissionais da área”, ressaltou a gestora.

Saúde Mental

Logo após a solenidade de abertura, a professora Tamara Menezes, da Faculdade de Psicologia da Ufam (Fapsi), proferiu a palestra “A saúde mental, o trabalho e os desafios contemporâneos”. Durante sua apresentação, ela destacou que o sofrimento faz parte da condição humana, mas o adoecimento, não.

“Nascemos sofrendo. Nenhum bebê nasce rindo, pois respirar dói e é esse sofrimento que nos leva à sobrevivência. Mas esse é um tipo de sofrimento que não leva para uma via de adoecimento. Quando o sofrimento leva para a via do adoecimento, as pessoas devem procurar ajuda. Quando alguém precisa de ajuda e vai a um psicólogo ou a um psiquiatra, isso não deve ser considerado fraqueza, pelo contrário, isso deve ser considerado coragem, pois essa pessoa está buscando a escuta qualificada e o acesso a estratégias que vão ajudá-la a lidar com os problemas e torná-los menos pesados”, ressaltou a psicóloga do trabalho.

Ela também pontuou a necessidade de fortalecimento de uma rede de apoio e da legitimação da necessidade de prevenção do adoecimento e promoção de saúde. “O trabalho é central na vida do sujeito e ele pode ser fonte de saúde e de prazer, ajudando ainda no enfrentamento das adversidades do cotidiano”, completou a palestrante.

Medicina chinesa

A “Auriculoterapia nos distúrbios do sono” foi a palestra proferida pelo professor Márcio Takinaga. Ele explicou as aplicações de fundamentos da Medicina Chinesa para tratamentos de insônia. “A insônia apresenta crescimento muito elevado nesta sociedade. As pessoas, muitas vezes, não conseguem ter o sono reparador. de que necessitam. Precisam ter o Yin e o Yang em harmonia. Mesmo as pessoas que tomam medicação para dormir, quando acordam, estão com uma sensação de ressaca. A ideia da auriculoterapia é que a orelha é um holograma do corpo como um todo. A auriculoterapia é uma técnica bem prática na qual podemos trabalhar de forma invasiva ou não, seja com massagem, sangria, com cristais ou com agulhas. A técnica trabalha, além da insônia, a dor, os transtornos de ansiedade, a irritabilidade, e tudo isso promove o equilíbrio do corpo”, compartilhou o palestrante.

Nesta terça-feira, 24, a programação continua com  palestras, entre elas, "Qual a relação entre a alimentação e a saúde mental?", a ser proferida pela nutricionista Sálvia Belota e "A prática de atividade e o alívio dos sintomas depressivos", a ser proferida pelo doutor Victor Machado de Oliveira.

Confira a programação: completa: