Página inicial > Últimas Notícias > Livro de estudante do ICSEZ conta a história do ‘Futebol Parintinense’

Livro de estudante do ICSEZ conta a história do ‘Futebol Parintinense’

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h13
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h26

Por Carlos Monteiro e Juscelino Simões

O livro ‘Futebol Parintinense: do sucesso ao fracasso’ conta em narrativas, diálogos e citações, o que foi o futebol na cidade de Parintins, no coração da Floresta Amazônica. Mostra desde suas glórias até o total abandono do esporte local.

O livro foi constituído por meio de documentos, matérias jornalísticas, histórias e relatos de ex-jogadores, técnicos, incentivadores, jornalistas esportivos e torcedores.

A história da modalidade é adicionada no primeiro capítulo, como forma de introdução para entender o Brasil como o ‘País do Futebol’, até chegar ao ponto principal, que é o esporte em Parintins.

A obra faz uma breve rememoração da Parintins do passado. Lembra das vindas do falecido jogador ‘Mané Garrincha’ à ilha tupinambarana e clubes brasileiros da região sudeste que jogaram na cidade. Mostra também comportamentos dos atletas, fatos pitorescos envolvendo torcedores, como eram pagos, influência da imprensa, competições e consequências que levaram a degradação do futebol em uma cidade no interior do Amazonas.

“O livro é o resultado do meu TCC, porém foi pensado para ser lançado, seguindo a linha da literatura, com diálogos, citações, e muitas histórias que relembram a Parintins do passado, quando o futebol na cidade era muito forte. É uma satisfação realizar esse feito, que durou dois longos anos ininterruptos de pesquisas e entrevistas. Fiquei realizado como profissional porque sou o primeiro jornalista a escrever um livro sobre o futebol parintinense, que tem mais de 70 anos, contando seus sucessos e males que acometeram a modalidade em Parintins”, ressaltou o jornalista e escritor, José Brilhante.

O professor do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ), Carlos Monteiro, orientador do estudante, destacou a importância do livro como referencial acadêmico e histórico-cultural da cidade “Esse livro é resultado de intenso trabalho de pesquisa acadêmica que resultou no TCC que orientei no semestre passado. Esse tipo de produção acadêmica que evolui para um produto de mercado é um dos objetivos da formação profissional aqui na Ufam de Parintins. Tenho absoluta certeza que esse livro será referência histórica para o futebol amazonense’, afirmou carlos Monteiro.