Página inicial > Últimas Notícias > Setembro Amarelo – Proneuro promove palestra em Defesa da Vida

Setembro Amarelo – Proneuro promove palestra em Defesa da Vida

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 13h32
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 13h32

Pacientes de reabilitação neurofuncional, comunidade acadêmica e profissionais da saúde estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira, 20, no Auditório Guilherme Nery, setor Sul do campus universitário, para palestra em Defesa da Vida, proferida pelo psicólogo Gerson Bento. O encontro faz parte da Campanha de Prevenção ao Suicídio realizada pelo Núcleo Multiprofissional de Reabilitação Neurofuncional (Proneuro) e pela equipe da Residência Multiprofissional do Programa de Atenção Integral na Saúde Funcional em Doenças Neurológicas do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh).

A Coordenadora do Proneuro, professora Carmen Silvia Martini, esclareceu que a palestra é estratégica porque o Núcleo acompanha pacientes com doenças neurológicas. “Nós trabalhamos com reabilitação neurofuncional e é possível que os pacientes e a família entrem em estado depressivo. Falar em Defesa da Vida auxilia no reconhecimento e na busca por ajuda”, enfatizou.

De acordo com o palestrante, psicólogo residente Gerson Bento, a proposta é falar de qualidade de vida. “As doenças neurodegenerativas são caracterizadas por impactar a vida dos pacientes de forma muito significativa. São pessoas que tinham um plano de vida e, de repente, recebem o diagnóstico que afeta a vida toda. Tudo muda radicalmente. A perda está presente dentro das experiências desses pacientes e aproveitamos a Campanha do Setembro Amarelo para ampliar esclarecermos a temática”, explicou.

Para o paciente Jonas da Costa Junior, que sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) e é atendido pelo Proneuro, entender as fases do luto foi relevante para lidar com a paralisia do lado esquerdo do corpo. “Entender o luto da situação e suas fases ampliou meu autoconhecimento e é importante para passar por esta fase da minha vida. Falar sobre cuidado com o outro é uma forma de prevenir a depressão. Hoje, tenho que reaprender funções básicas. Não é fácil, mas é possível”, contou.

O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Otacílio Libardoni dos Santos, recordou que, além dos pacientes, abordar saúde mental no ambiente acadêmico funciona como ação preventiva. “Nós vivemos em uma sociedade complexa, com muitas diferenças, e acabam afetando as pessoas. Dentro da universidade, nós temos alunos que têm sofrido com o processo de depressão. Trazer essa temática é fazer com que a comunidade acadêmica reflita sobre a vida. E importante deixar claro que quem passa por esse processo não está sozinho”, concluiu.

Onde buscar ajuda

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Unidades Básicas de Saúde

Upa 24h, Samu (192), Pronto Socorro, Hospitais

Centro de Valorização da Vida (188/ligação Gratuita)

Sobre o Proneuro

O Proneuro promove a reabilitação multiprofissional de pacientes com déficitneurofuncional. A assistência à saúde é promovida por estudantes, professores e profissionais da saúde, tendo como caráter multiprofissional e interdisciplinar (Enfermagem, Assistente Social, Psicologia, Educação Física e Fisioterapia), focado na área da reabilitação neurofuncional.