Página inicial > Últimas Notícias > Extensão/Ufam - Curso Pré-Vestibular Popular de Iranduba contribui com a formação dos alunos das escolas públicas

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 08h45
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h52

Passaram pelos módulos do VestPop 62 alunos das escolas públicas do município

Por Irina Coelho
Equipe Ascom

Os discentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) oferecem, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos e Cursos de Extensão (Parec), o curso Pré-Vestibular Popular de Iranduba (VestPop Iranduba). A ideia é colaborar com a diminuição das desigualdades de acesso ao ensino superior em universidades públicas a partir da realização de curso pré-vestibular popular.

O VestPop é gratuito e as aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 12h, na Escola Estadual Isaías Vasconcelos, localizada na Av. Rio Madeira, S/N, Centro de Iranduba, e as inscrições podem ser feitas nas próprias aulas.

As aulas abordam conteúdo teórico e aplicação prática, de forma modular, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já foram oferecidas as disciplinas de Matemática, Biologia, Filosofia, História, Física, Redação e Química. A previsão é que ainda sejam ofertadas as disciplinas de Língua portuguesa, Literatura, Geografia e Sociologia, além do aulão e aplicação do simulado.

O VestPop Iranduba é coordenado pelo discente da Ufam, David Franklin da Silva Guimarães, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Segundo David Franklin, o pré-vestibular surgiu do interesse de discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Ufam que residem no município de Iranduba.

“Acredito que com a realização do pré-vestibular estamos levando a Universidade Federal do Amazonas para além dos muros da universidade, contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes do município de Iranduba para ingressar em uma instituição pública de ensino superior e com a formação cidadã dos mesmos. O projeto surge no atual cenário educacional do país como um sinal de resistência aos cortes à educação brasileira e fortalece nossa crença na educação como sinal de transformação social”, enfatizou.

Participam do VestPop doze discentes da Ufam de várias áreas do conhecimento e diferentes níveis de formação. Além deles, fazem parte da execução e organização do projeto um técnico em Libras da instituição e dois alunos de outras Instituições de Ensino Superior. “A demanda surgiu dos estudantes da Ufam que são cidadãos de Iranduba e sabem das necessidades do município e dificuldades de estudantes do interior ingressarem em universidades públicas. O VestPop Iranduba é um projeto para Iranduba, pensado e executado por irandubenses que querem contribuir com o desenvolvimento e democratização do acesso à educação pública de nível superior no estado do Amazonas. Esperamos que a ideia do projeto se espalhe e possa ser presente em outros municípios e na própria periferia de Manaus”, finalizou.