Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca do ISB/Coari realiza curso de capacitação para 150 discentes

Biblioteca do ISB/Coari realiza curso de capacitação para 150 discentes

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 17h05
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h52

Entre os meses de agosto e setembro, a Biblioteca do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) realizou capacitação de 150 discentes que envolveu os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Biotecnologia, Enfermagem, Biologia/Química e Matemática/Física. Os participantes foram contemplados com certificação de carga horária de 6h.

Sob a Coordenação do gerente da Biblioteca, Renato de Sena Mendes, a capacitação contou com a participação das bibliotecárias Maria da Conceição de Sousa e Marilda Afonso Monteiro. “Apresentação do site do Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib), funcionalidades do Sistema Pergamum (empréstimo, devolução, renovação online, reserva online)” e “Cadastro em Bases de Dados e Elaboração do Currículo Lattes” foram os cursos de capacitação ofertados para as Turmas do 1º Período.

Para o gerente, a ação muito contribui para a formação inicial de conhecimentos acadêmicos relevantes para o apoio aos discentes em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele entende que “no ensino, no tocante ao uso dos produtos e serviços do site do Sistebib; na pesquisa a importância das bases de dados como forma de complementação e fundamentação de assuntos específicos; na extensão a importância da elaboração do currículo Lattes como forma de registrar a produção acadêmica dos discentes e sua inserção no campo das pesquisas por meio de atividades de extensão”.

Segundo ele, esta ação merece destaque por ser inovadora dentro do Sistema de Bibliotecas da Ufam, por coadunar-se com os projetos pedagógicos dos referidos cursos que possuem em comum a disciplina “Metodologia do Estudo e da Pesquisa”, oferecida no 1º período que em sua ementa aborda: bases de dados científicas; normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos e a importância do currículo lattes.

De acordo com Mendes, a capacitação vem contribuir com os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação em relação ao uso das bases de dados, criação de currículo lattes; armazenamento e disseminação do trabalho de conclusão de curso, assim como outros trabalhos acadêmicos a serem inseridos no Repositório Institucional da Ufam.

“A relevância da biblioteca universitária e sua relação pedagógica com o plano de ensino dos cursos do Instituto,  por meio de capacitações inseridas no planejamento anual do Sistema de Bibliotecas da Ufam que contribuem efetivamente para permitir ao discente que utilize ferramentas que fazem parte da sua formação acadêmica em conformidade com o tripé da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão”, finalizou o gerente.