Página inicial > Últimas Notícias > Ações pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente movimentam HUGV/Ebserh

Ações pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente movimentam HUGV/Ebserh

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 10h27
  • Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h28

Comunicação HUGV/EBSERH

A data de 17 de setembro é marcada como o dia Internacional de Segurança do Paciente. Foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a meta de conscientizar e incentivar a discussão sobre o tema entre profissionais de saúde e usuários. No Brasil, a iniciativa tem o apoio da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), com ampla participação dos hospitais da rede Ebserh. No Amazonas, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ebserh) promoveu ações de conscientização nas clinicas do hospital e no Ambulatório Araújo Lima.

O tema da campanha mundial lançado pela OMS é ‘Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde’, e o slogan é ‘Falemos todos pela Segurança do Paciente’ (Speak up for Patient Safety), a fim de que todos sejam informados sobre este assunto.

Equipes do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) percorreram o hospital, em atividades de conscientização com todos os colaboradores. Um dos grupos que mereceu uma ação especial foram os maqueiros e auxiliares de serviços gerais, que foram instruídos sobre a importância do seu trabalho e das ações que devem ser executadas para promover uma cultura de segurança no dia a dia do hospital. Além disso, todas as clínicas do hospital foram visitadas, com rodas de conversa com os empregados e diálogos de conscientização e empoderamento com os pacientes e acompanhantes.

A chefe do setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, enfermeira Luciana Silveira, falou sobre a programação do evento e ressaltou a importância do sistema de notificação para segurança do paciente. “Estamos falando com os pacientes sobre o tema e como eles podem ser empoderados para minimizar os riscos da saúde deles e com os empregados, nas rodas de conversa, falando sobre o Vigihosp, que é um software de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente. Estamos passando para eles como podem instalar o Vigihosp no celular e conseguir fazer notificações pelo aplicativo, além de notificar de outras formas já existentes, por formulário e pelo computador”.

O Superintendente do HUGV, Júlio Mário de Melo e Lima, ressaltou a importância do trabalho da equipe do SGQSP e de toda a área assistencial do HUGV para buscar melhoria contínua na segurança do paciente. “Esse é um trabalho que a gente faz diuturnamente, coordenado pela equipe do  SGQSP para que a gente possa sempre conscientizar nossos colaboradores, melhorar nossos protocolos e fluxos e empoderar nossos pacientes no que diz respeito ao conhecimento, para que eles possam colaborar  para que não corra nenhum dano evitável ao longo da sua internação”, afirma.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como os hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem os sistemas do SUS, e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.