Página inicial > Últimas Notícias > HUGV/Ebserh promove workshop para bolsistas e voluntários do PAIC

HUGV/Ebserh promove workshop para bolsistas e voluntários do PAIC

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 16h56
  • Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h28

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), integrado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início nesta terça-feira, 10, aos workshops do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC/2019-2020). As atividades iniciaram com a oficina 'Metodologias de Pesquisa', ministrada na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) pela professora Priscilla Mendes Cordeiro.

Na oficina foram apresentados aos bolsistas e voluntários do PAIC tanto a conceituação histórica e conceitual quanto elementos estruturais de um projeto de pesquisa, preparando-os para levar a cabo a produção de pesquisas no âmbito do HUGV.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, Zânia Pereira, “o objetivo do workshop é proporcionar aos novos alunos do PAIC informações e dados sobre temas relacionados às boas práticas para promoção da metodologia, ética, segurança e fontes confiáveis de pesquisa nas suas atividades relacionadas à participação em projetos a serem desenvolvidos no hospital”.

Está prevista a realização de mais duas oficinas. Na quinta-feira, 19 de setembro, será realizado na Biblioteca Central da Ufam o treinamento em 'Fontes e Informações Digitais', ministrado pelas bibliotecárias Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho e Kelen Suely Cunha, da Biblioteca do Sistema de Bibliotecas (SISTEBIB) da Ufam e da Divisão de Bibliotecas Setoriais da Biblioteca Central/Ufam. No dia 25, será a vez da oficina 'A Ética na Pesquisa no CEP/HUGV', pela professora Deborah Laredo Jezini, médica endocrinologista, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Ufam e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/HUGV).

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como os hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem os sistemas do SUS, e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.